quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEDean Martin, de seu verdadeiro nome Dino Paul Crocetti, americano de origem italiana, um dos mais influentes artistas do século XX, tanto na música, como na televisão e no cinema, morreu em Beverly Hills, na Califórnia, em 25 de Dezembro de 1995, vítima de doença oncológica pulmonar. Nascera em Steubenville, no Ohio, em 7 de Junho de 1917.
Possui três estrelas na "Calçada da Fama", uma pelo seu trabalho no cinema, a segunda pelas suas gravações musicais e a terceira pelas suas actuações na televisão.
Durante a juventude, Dino Paul teve vários pequenos empregos até começar a trabalhar num clube de Nova Iorque, cantando com bastante êxito. Adoptou então o nome artístico porque ficaria conhecido.
Nos anos 1940 conheceu Jerry Lewis, que actuava com outros cómicos. Os dois homens vieram a formar um duo, que se tornou o mais cómico dos Estados Unidos da época. Enveredando depois pelo cinema, rodaram vários filmes, acabando por se separar em pleno triunfo. Dean Martin dedicou-se então à música e à televisão.
Pertencia a um grupo de amigos ("Rat Pack"), formado por Frank Sinatra, Sammy Davis Jr e Shirley MacLaine, que realizou muitas actividades artísticas em conjunto durante a década de 1960. O grupo desfez-se mas Dean Martin continuou a ter êxito, desalojando mesmo os Beatles do “Hit Parade” em 1964.
Ao lado de John Wayne revelou-se também como actor dramático no filme “Rio Bravo”. Fez vários filmes de grande sucesso.
A morte do filho mergulhou-o no desgosto e na solidão. Frank Sinatra e Sammy Davis Jr tentaram dar-lhe de novo o gosto pela vida, organizando uma tournée em conjunto, mas ele abandonou após alguns concertos.
Morreu no Natal de 1995, ficando como uma figura lendária, um “homem dos sete instrumentos”.
Embora detestasse “O Padrinho” que, segundo ele, só serviu para veicular uma ideia errada dos Italo-americanos, mais tarde seria revelado que ele e Sinatra (também de origem siciliana) possuíam ligações muito estreitas com a Máfia. Dizia-se mesmo que os dois eram os cantores oficiais dos patrões mafiosos da “Cosa Nostra”.
Contava-se também que Dean Martin estava embriagado em permanência, o que é falso, na medida em que ele animou durante nove anos o “Dean Martin Show” em que substituía o “bourbon” por sumo de maçã e este género de show obrigava a muito trabalho e concentração. É o tributo da fama: sempre muitas verdades, misturadas com algumas mentiras…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...