sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDE José Eduardo Agualusa, jornalista, editor e escritor angolano, nasceu no Huambo, Angola, em 13 de Dezembro de 1960. Estudou agronomia e silvicultura no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa.
Divide o seu tempo entre Portugal, Angola e Brasil, onde tem uma editora dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.
Publica uma crónica quinzenal na revista portuguesa “Pública” e realiza o programa “A Hora das Cigarras”, sobre música e poesia africana, difundido na RDP. É membro da União dos Escritores Angolanos.
Beneficiou até agora de três bolsas de criação literária: “Centro Nacional de Cultura” (1997), “Fundação Oriente” (2000) e “Deutscher Akademischer Austauschdienst” (2001). As suas obras estão traduzidas numa dezena de países.
O seu primeiro romance “A Conjura” recebeu o Prémio de Revelação Sonangol; “Nação Crioula” foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura da RTP; “Fronteiras Perdidas” obteve o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores e “Estranhões e Bizarrocos” obteve o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças.
Em 2007 recebeu o prestigioso Prémio Independente de Ficção Estrangeira do diário britânico "The Independent", com “O Vendedor de Passados”, tornando-se o primeiro escritor africano a receber tal distinção
Também escreveu duas peças de teatro: “Geração W” e “Chovem amores na Rua do Matador”, esta juntamente com o escritor Mia Couto.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...