quinta-feira, 25 de agosto de 2011




EFEMÉRIDECatarina Cardoso Garcia da Fonseca Furtado, actriz e apresentadora de televisão portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 25 de Agosto de 1972.


Formada em dança pelo Conservatório Nacional de Lisboa (1990), frequentou depois, entre 1995 e 1997, a London International School of Acting.


Começou como apresentadora de televisão em 1991, com o programa “TopMais” na RTP1, apresentando em 1992 o “MTV-Portugal” no canal SIC. No ano seguinte, tornou-se numa das caras mais conhecidas do pequeno ecrã com “Chuva de Estrelas”, programa que ajudou a SIC a liderar as audiências. Em 1994, apresentou “Caça ao Tesouro” e, desde 1995, tem-se desdobrado em múltiplas tarefas, tendo apresentado “Uma noite de sonho” e muitos outros programas de moda, música, galas, reportagens, etc. Entrevistou, entre outras figuras, Sandra Bullock, Arnold Schwarzenegger, Harrison Ford, Kevin Costner e Sharon Stone. Em 1999 apresentou “Pequenos e Terríveis”.


Como actriz, iniciou o seu percurso no cinema em 1994, já depois de uma curta aparição em “Non, ou a Vã Glória de Mandar” de Manoel de Oliveira (1990). Participou em filmes como “Amor & Alquimia” (1995) e “Pesadelo Cor-de-Rosa” (1998) de Fernando Fragata, “Longe da Vista” (1998) de João Mário Grilo, “Maria e as Outras” (2004) de José de Sá Caetano, e em vários telefilmes (1997 – “Fátima” de Fabrizio Costa, 2000 – “A Noiva” de Luís Galvão Teles, e outros). Integrou ainda o elenco de várias séries e telenovelas.


Em 2001 foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para as crianças. Quatro anos depois, lançou na RTP, canal de televisão público português, “Por um Mundo Melhor”, programa que se revelou importante para a divulgação do voluntariado.


Foi a apresentadora da primeira e segunda série de “Operação Triunfo”, voltando um ano depois com “Dança Comigo”, tendo também apresentado parte da segunda série, dando depois lugar a Sílvia Alberto para ser mãe.


Esteve prevista como apresentadora da terceira série da “Operação Triunfo”, mas tal não foi possível devido a uma segunda maternidade. Apresentou “A Minha Geração” e voltou à representação na série “Liberdade 21” (2ª temporada).


Catarina Furtado é a única portuguesa que consta do site AskMen.com. Apresenta actualmente “Quem tramou Peter Pan” na RTP1.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...