sexta-feira, 19 de agosto de 2011




EFEMÉRIDEJoão Manuel Vieira Pinto, ex-futebolista português e actual comentador de futebol da TVI, nasceu no Porto em 19 de Agosto de 1971.


Começou a jogar no Bairro do Falcão (local onde nasceu, em Campanhã, no Porto) e no Águias da Areosa. Acabou por ser contratado pelo Boavista F. C., com os Águias a receberem, como recompensa, diverso equipamento desportivo. Passou assim a profissional.


João Vieira Pinto impressionava pela sua velocidade e controlo de bola e viria a ser uma das estrelas nas vitórias de Portugal nos Campeonatos Mundiais de Futebol Sub 20 em Riade (1989) e em Lisboa (1991). A sua performance em Riade valeu-lhe a transferência para o Atlético de Madrid em 1990, sendo no entanto relegado para o Atlético Madrileño, a equipa de reservas dos colchoneros. Depois de um ano para esquecer, voltou ao Boavista, onde ajudou a equipa a vencer a Taça de Portugal. Após o bom desempenho no Campeonato Mundial de Sub 20 em 1991, foi contratado pelo S. L e Benfica.


No Benfica viu a sua carreira ameaçada por um pneumotórax, contraído num jogo de apuramento para os Mundiais de 1994. Embora tenha recuperado, não conseguiu ajudar o Benfica a conquistar o título desse ano. No campeonato seguinte, porém, fez provavelmente o seu melhor jogo de sempre, com um hat-trick no derby lisboeta contra o Sporting Clube de Portugal, numa vitória por 6-3 na casa do seu rival. Este resultado viria a ser decisivo na conquista do campeonato pelo Benfica nessa época.


Conhecido como o Menino de Ouro, João Pinto herdou a braçadeira de capitão de António Veloso, após este se ter retirado do futebol em 1995, mas não viria a ganhar mais nenhum campeonato pelo Benfica. Alguns opinaram que teve uma baixa de qualidade devido à má gestão do clube em 1995. Seria contudo considerado um talento na Selecção Nacional, ao lado de jogadores como Luís Figo e Rui Costa. Finalmente, após desentendimento com o Presidente João Vale e Azevedo, rescindiu o contrato com o Benfica semanas antes do Campeonato Europeu de Futebol de 2000, tornando-se o único jogador sem clube a estar presente na competição. Portugal atingiria as meias-finais do torneio, sendo batido pela França.


Após o Campeonato Europeu, João Pinto teve várias propostas do estrangeiro (Manchester United, Chelsea, Bayern de Munique e Boca Juniores) e também do F. C. do Porto, mas viria a assinar pelo Sporting. Depois de um campeonato pobre, o Sporting contratou o Bota de Ouro Mário Jardel, tendo João Pinto voltado aos seus anos de glória e ajudado o Sporting a vencer o campeonato. Apelidado de ”pai da equipa” por Jardel, João Pinto jogaria quase todos os jogos, apontando nove golos.


Após uma época no Boavista (que quase se qualificou para a Taça UEFA), em que João Pinto marcou 9 golos e foi por diversas ocasiões o “Homem do Jogo”, o S. C. de Braga endereçou-lhe uma proposta e João Pinto assinou por uma época, que viria a revelar-se bastante positiva, valendo-lhe a renovação do contrato. Com 35 anos João Pinto iniciava a sua última temporada como profissional. Sendo um dos jogadores da chamada Geração de Ouro do futebol português, deixou a sensação de ter passado ao lado de uma carreira ainda mais fulgurante, pois caso tivesse tentado nova aventura no estrangeiro talvez fosse melhor reconhecido, havendo mesmo quem defenda a teoria que poderia ter sido superior a Luís Figo e Rui Costa.


Além de jogador talentoso, João Pinto era igualmente conhecido pelo seu comportamento intempestivo dentro do campo, com várias agressões e cartões vermelhos. A sua batalha com o jogador do Porto e seu colega de equipa na Selecção Nacional Paulinho Santos durou anos e ambos foram expulsos por diversas ocasiões após se terem envolvido em agressões. João Pinto sofreu várias lesões nos confrontos com Paulinho Santos, entre as quais o nariz partido e um maxilar fracturado.


O momento mais infeliz, no entanto, seria a sua agressão ao árbitro argentino Ángel Sánchez, depois deste lhe ter dado ordem de expulsão numa sequência de lances bastante polémicos, num jogo da fase de grupos do Campeonato Mundial de 2002. Como resultado foi suspenso de toda a actividade desportiva durante seis meses.


João Pinto nunca conseguiria recuperar daquele incidente, falhando nos anos seguintes a chamada à equipa nacional. À medida que o seu nome ia desaparecendo dos jornais desportivos, começaram a aparecer frequentes notícias nas revistas sensacionalistas acerca do seu divórcio e de um suposto affaire com a modelo e actriz Marisa Cruz. Pai de dois filhos do seu primeiro casamento com Carla Pinto, Marisa Cruz daria à luz o seu terceiro filho, João, em Setembro de 2005.


Finalizou a sua participação nas selecções nacionais com 81 internacionalizações e 23 golos.


É este o seu palmarés ao nível de clubes: no Boavista, Taça de Portugal 1991/92 e Super Taça 1992; em representação do Benfica, Campeão de Portugal 1993/94 e Taças de Portugal 1992/93 e 1995/96; no Sporting, Campeão Nacional e Taça de Portugal 2001/02 e Super Taças 2001 e 2002; finalmente, pelo Braga, Taça Interloto 2008.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...