EFEMÉRIDE – Lionel Leo Hampton, músico de jazz norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 31 de Agosto de 2002. Nascera em Louisville, Kentucky, em 20 de Abril de 1908.
Considerado como o primeiro vibrafonista de jazz, também tocou piano, bateria, percussão e foi líder de várias bandas. Ao longo da sua vida, tocou com grandes nomes do jazz, desde Benny Goodman a Charlie Parker e Quincy Jones, entre outros. Em 1992 entrou para o Alabama Jazz Hall of Fame.
Conhecido também pelo “Leão”, as suas interpretações caracterizavam-se por uma grande virtuosidade.
Se bem que nascido e educado por uma avó em Louisville, passou parte da sua juventude em Kenosha (Wisconsin), antes da família se mudar para Chicago em 1916. Nos anos 1920, ainda adolescente, aprendeu xilofone e descobriu a bateria. Em 1928, actuou com a Chicago Defender Newsboy's Band.
Em 1929 chegou à Califórnia com os Dixieland Blue-Blowers. Ali participou na sua primeira gravação com os The Quality Serenaders. Deixou este grupo para se dirigir a Culver City, onde tocou com os Hite band no Sebastian's Cotton Club. Foi durante este período que começou a tocar vibrafone.
Em 1930 encontrou Louis Armstrong, com o qual gravou o primeiro solo de vibrafone na história do jazz.
Em 1936 entrou para o quarteto do célebre clarinetista Benny Goodman, com quem gravou vários discos. Em 1940 fundou o seu próprio grupo, que conheceu um sucesso imediato e se tornou numa das mais célebres “big bands” da época.
Esteve depois cerca de três anos em Inglaterra. Começou a ser conhecido na Europa graças a vários discos, principalmente de jazz, que foram enviados aos soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, para lhes levantar o moral e os motivar. Estas gravações eram chamadas “canções da vitória” e contribuíram também para a descoberta do jazz pelos Europeus.
Recebeu em 1988 a “National Endowment for the Arts - NEA Jazz Master”, uma das maiores recompensas dos Estados Unidos em matéria de jazz.
Depois da sua morte, André Waignein compôs “Tribute to Lionel” à memória de Hampton, uma peça para orquestra de harmonia e vibrafone a solo.
Sem comentários:
Enviar um comentário