sábado, 10 de outubro de 2015

10 DE OUTUBRO - FERNANDO SANTOS

EFEMÉRIDEFernando Manuel Costa Santos, ex-jogador e treinador de futebol português, nasceu em Lisboa no dia 10 de Outubro de 1954. Actualmente treina a Selecção Portuguesa.
Iniciou a sua carreira de futebolista no SL Benfica, tendo passado depois pelo CS Marítimo e pelo GD Estoril Praia. Licenciou-se em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (1977).
Anos após ter deixado o futebol como jogador, voltou como treinador – ao serviço do Estoril Praia (1987/94). Na época seguinte, foi contratado como técnico pelo CF Estrela da Amadora, onde chamou a atenção de diversos clubes nacionais e estrangeiros e onde logrou as melhores classificações de sempre. Este sucesso viria a levar à sua transferência para o FC Porto na época 1998/99. Conquistou o inédito penta-campeonato, tornando-se conhecido como o “Engenheiro do Penta”. Permaneceu no clube até 2001, rumando depois ao campeonato grego para orientar o AEK Atenas e conquistar o 2º lugar. No entanto, as dificuldades financeiras do clube e a consequente fuga dos seus melhores jogadores levaram a que Fernando Santos também rumasse para o rival da capital grega, o Panathinaikos FC. Acabou por sair a meio da temporada por opção pessoal.
Em 2003/04, tornou-se treinador do Sporting CP, saindo no final da época. Foi novamente para o AEK Atenas (então presidido pelo seu ex-jogador Nikolaidis), para mais duas temporadas. Conseguiu colocar a equipa na Liga dos Campeões, feito extraordinário para um clube praticamente na falência.
Após a saída de Ronald Koeman do Benfica, assumiu o cargo de técnico do clube que o viu nascer para o futebol e do qual sempre se assumiu como adepto e sócio. Tornou-se assim no primeiro técnico português, e o terceiro a nível mundial, a orientar os três grandes de Portugal. Em 2007, foi substituído inopinadamente pelo espanhol José Antonio Camacho.
Em Setembro de 2007, voltou novamente à Grécia, desta vez para treinar o PAOK de Salónica. Em Julho de 2010, foi anunciado como novo treinador da Selecção Grega. Na Euro 2012, a Selecção Grega sob o seu comando alcançou os quartos de final da prova, tendo sido eliminada pela Alemanha.
Nas eliminatórias do Mundial de 2014, os gregos obtiveram o segundo lugar no seu grupo, sendo qualificados para a fase seguinte. Chegaram assim aos oitavos de final, onde foram derrotados pela Costa Rica nas grandes penalidades. Neste jogo, Fernando Santos foi expulso pelo árbitro no final do prolongamento. A FIFA sancionou-o com oito partidas oficiais e rejeitou o seu recurso.
Em Setembro de 2014, foi apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol como substituto de Paulo Bento na Selecção Portuguesa. A sua meta era obter a qualificação para o Campeonato Europeu de 2016, o que acaba de conseguir ao vencer a Dinamarca e colocando-se destacadamente no primeiro lugar do grupo. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...