sexta-feira, 16 de outubro de 2015

16 DE OUTUBRO - CARMEN SEVILLA

EFEMÉRIDE Carmen Sevilla, de seu verdadeiro nome María del Carmen García Galisteo, actriz, cantora, dançarina e apresentadora de TV espanhola, nasceu em Sevilha no dia 16 de Outubro de 1930. Teve um enorme sucesso popular com a sua interpretação na opereta filmada “A Bela de Cádiz”, ao lado de Luís Mariano (1953).
A sua beleza tipicamente mediterrânica levou-a a interpretar papéis em filmes exóticos, musicais e por vezes folclóricos. Era também uma grande dançarina cigana.
No começo na sua carreira, em 1948, entrou na comédia musical do realizador mexicano Fernando de Fuentes “Jalisco canta en Sevilla”. Em 1951, foi a vedeta da opereta “Andaluzia”, novamente ao lado de Luís Mariano, com realização de Robert Vernay.
A sua notoriedade foi imensa, tendo sido uma actriz “na moda”, na Europa dos anos 1950. Muitas mulheres esforçavam-se mesmo por copiar o seu estilo e o seu modo de estar.
Em 2008, recebeu a Medalha de Ouro do Mérito das Belas-Artes concedida pelo ministério da Educação, da Cultura e dos Desportos espanhol. Completa hoje 85 anos de idade, sendo doente de Alzheimer. Ao longo da sua carreira, fez parte do elenco de cerca de 40 filmes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...