terça-feira, 13 de outubro de 2015

13 DE OUTUBRO - ED SULLIVAN

EFEMÉRIDEEd Sullivan, nome artístico de Edward Vincent Sullivan, famoso apresentador de televisão norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 13 de Outubro de 1974. Nascera na mesma cidade em 28 de Setembro de 1901. Tornou-se uma referência da cultura televisiva dos Estados Unidos, sobretudo nas décadas de 1950 e 1960. O seu programa dos domingos “The Ed Sullivan Show”, na rede de televisão CBS, teve início em 1948 e só terminou em 1971. Por ele passaram os maiores nomes da música popular do século XX: Elvis Presley, Beatles, Carpenters, Rolling Stones, The Doors e The Bee Gees, entre muitos outros.
Ex-pugilista, Sullivan começou a trabalhar na imprensa como jornalista desportivo do jornal “The New York Evening Graphic”. Quando Walter Winchell, um dos colunistas sociais mais populares da sua época, deixou o jornal, Sullivan passou a ser colunista teatral. Mais tarde, escreveu no “The New York Daily News”, logo se tornando conhecido no mundo do entretenimento.
Em 1948, o produtor Marlo Lewis] contratou Ed Sullivan para fazer um programa dominical de variedades na CBS, “Toast of the Town”, que mais tarde se tornou no “The Ed Sullivan Show”. Estreou em Junho de 1948, transmitido dos estúdios da CBS. Em 1967, transferiu-se para o Broadway Theatre, que mais tarde se passou a chamar Teatro Ed Sullivan.
Sullivan inspirou uma canção do musical “Bye Bye Birdie” e, em 1963, apareceu a protagonizar o seu próprio papel no filme “Adeus, Amor”.
Nos anos 1950 e 1960, Sullivan foi um verdadeiro “fabricante” de estrelas, com um grande número de artistas a tornarem-se famosos depois de aparecerem no seu programa. Ele tinha, aliás, um jeito especial para descobrir e promover talentos e pagava enormes cachets para garantir a presença deles no seu show.
A apresentação dos Beatles, em 1964, proporcionou-lhe a maior audiência, sendo um dos programas mais assistidos de todos os tempos na história da TV americana.
Foi casado com Sylvia Weinstein, de 1930 até à sua morte em 1973. Ed Sullivan morreria no ano seguinte, vítima de cancro no esófago. Ao seu funeral assistiram mais de 3 000 pessoas na Igreja Católica de São Patrício, num dia triste, frio e chuvoso. Ed Sullivan tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...