sexta-feira, 2 de outubro de 2015

2 DE OUTUBRO - EDUARDO SERRA

EFEMÉRIDEEduardo Serra, director de fotografia cinematográfica português, nasceu em Lisboa no dia 2 de Outubro de 1943. Foi nomeado duas vezes para o Oscar de Melhor Fotografia.
Fixou-se em Paris em 1963, depois de se ter envolvido em lutas estudantis quando frequentava o Instituto Superior Técnico. Em Paris, licenciou-se primeiro em Cinema pela École Louis-Lumière (1966) e depois em Letras – História da Arte e Arqueologia pela Universidade de Paris-Sorbonne (1970).
Iniciou a sua carreira no cinema como assistente de imagem, chegando à director de fotografia em 1980.
Ao longo da sua vida profissional tem ganho prestigiados prémios. Os momentos altos da sua carreira aconteceram em 1997 e 2004, com as nomeações para os Oscars, respectivamente com “The Wings of the Dove” e “The Girl with Pearl Earring”. Com o primeiro destes filmes, conquistou o prémio BAFTA da Academia Britânica.
Eduardo Serra é membro da AFC – Association française des directeurs de la photographie cinématographique, tendo sido seu presidente entre 1996 e 1998. Tornou-se também membro da Associação americana ASC em 2002.
No dia 10 de Junho de 2004, recebeu do Presidente da República Jorge Sampaio a Ordem do Infante D. Henrique, com o grau de comendador.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...