quarta-feira, 26 de julho de 2017

26 DE JULHO - JASON ROBARDS

EFEMÉRIDE Jason Nelson Robards Jr., actor de teatro, cinema e televisão norte-americano, nasceu em Chicago no dia 26 de Julho de 1922. Morreu em Bridgeport, em 26 de Dezembro de 2000. Foi um dos poucos actores a ter ganho um “tri” (Oscar, Emmy e Tony).
Começou por ser famoso e respeitado, pelas suas interpretações em peças do dramaturgo Eugene O'Neill.
Jason Robards participou na Segunda Guerra Mundial, tendo sido um dos sobreviventes do ataque japonês a Pearl Harbor, em Dezembro de 1941, razão pela qual recebeu a Navy Cross, a segunda mais alta condecoração da Marinha dos Estados Unidos. Foi casado, de 1961 a 1969, com a actriz Lauren Bacall, de quem teve um filho.
Recebeu dois Oscars na categoria de Melhor Actor Coadjuvante, com “Os Homens do Presidente” (1976) e “Júlia” (1977). Foi ainda indicado para outro Oscar em 1980 (“Melvin e Howard”).
Foi nomeado para os Globos de Ouro: na categoria de Melhor Actor (Comédia Musical) com “Mil Palhaços” (1965) e de Melhor Actor (Mini-série para Televisão) com “Sakharov” (1984).
Foi indicado duas vezes para os BAFTA, na categoria de Melhor Actor Coadjuvante, e ganhou o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes, com “Longa jornada noite adentro” (1962).
Contracenou com grandes actrizes: Lana Turner, Katharine Hepburn, Vanessa Redgrave, Jane Fonda, Jean Simmons e Ava Gardner, entre outras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...