terça-feira, 19 de dezembro de 2017

19 DE DEZEMBRO - NATHAN OLIVEIRA


EFEMÉRIDE - Nathan Oliveira, pintor, gravurista e escultor americano, filho de imigrantes portugueses, nasceu em Oakland no dia 19 de Dezembro de 1928. Morreu em Palo Alto, em 13 de Novembro de 2010.
Desde o final da década de 1950, participou em quase uma centena de exposições individuais, além de ter obras expostas em centenas de exposições de grupo e em importantes museus e galerias em todo o mundo.
Durante anos, leccionou Pintura no California College of Arts, onde se tinha licenciado (1951/52). Posteriormente, tornou-se professor da Universidade de Stanford, Universidade de Chicago e UCLA, entre outras.
Em 1999, Nathan Oliveira recebeu o título de comandante da Ordem do Infante D. Henrique, concedido por Portugal, pelas suas realizações artísticas e culturais.
Durante os seus anos em Stanford, ocupou posições como artista visitante no Colorado e no Havai. Também actuou como membro do conselho honorário da Humane Society Silicon Valley em Milpitas, Califórnia, de 2007 até à sua morte em 2010.
Nathan Oliveira é considerado um dos pioneiros do regresso ao figurativo na pintura americana, movimento que nasceu na Califórnia nos amos 1950. Com os seus colegas e amigos, respondeu assim ao expressionismo abstracto que dominava a arte naquela época, regressando ao imaginário tradicional.
Era doutor honoris causa (belas-artes) pelo San Francisco Art Institute (1996) e pelo California College of Arts and Crafts de Oakland (1968) e membro da Academia Americana de Artes e Ciências de Cambridge (1994) e da National Academy of Design de Nova Iorque (1982).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...