quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

20 DE DEZEMBRO - JAMES HILTON


EFEMÉRIDE - James Hilton, escritor inglês de romances e de guiões para cinema, morreu em Long Beach, Califórnia, Estados Unidos, em 20 de Dezembro de 1954. Nascera em Leigh, Lancashire, em Inglaterra, no dia 9 de Setembro de 1900. A sua obra de maior destaque foi o romance de 1933 “Lost Horizon”, em que idealiza o mito de Shangri-La.
Realizou os primeiros estudos em Londres, onde o pai era mestre-escola e, em 1921, formou-se em História na Universidade de Cambridge (Christ's College). Na adolescência, já revelara uma marcante inclinação literária, escrevendo o seu primeiro romance, “Catherine Herself”, aos dezassete anos de idade. Escrevia também uma apreciada coluna semanal para o jornal universitário “Iris Independent”. Ao acabar os estudos, passou a colaborar em vários jornais e veio a iniciar uma carreira de sucesso no mundo literário. Publicou o seu segundo romance, “And Now Goodbye”, em 1931, conseguindo um discreto acolhimento do público e da crítica. O verdadeiro sucesso veio com “Goodbye Mr. Chips”, em 1934, romance sobre um velho professor, narrado de maneira singela e despretensiosa. O êxito trouxe-lhe a redescoberta de outros romances escritos anteriormente, principalmente “Rage in Heaven” (1932) e “Lost Horizon” (1933).
Este último, um verdadeiro best-seller, fala simbolicamente da ambição humana e do ideal de paz e sabedoria, tal como se manifesta no reino de Shangri-La. Combinando habilmente a aventura com uma bela mensagem, o romance recebeu o Prémio Hawthorden.
Em 1935, partiu para Hollywood, onde permaneceu até ao final da vida, escrevendo guiões originais e adaptações cinematográficas dos seus próprios romances. Tornou-se uma figura extremamente popular nos Estados Unidos, não somente pelos seus livros e filmes, mas também por artigos em revistas, críticas literárias e aparições na rádio.
Excelente narrador, sobre ele disse um crítico do “The New York Times”: «Poderia contar uma história absorvente e excitante sobre quase nada». Hilton escreveu muitos romances. Além dos já citados, destacam-se ainda: “Knight Without Armour”(1933), “We Are Not Alone” (1937), “Random Harvest” (1941), “So Well Remembered” (1945) e “Morning Journey” (1951).
Entre os seus trabalhos para o cinema, destacam-se a narração para “Madame Curie” (1943) e o guião de “A Dama das Camélias” (1956), além das adaptações que fez dos seus próprios romances, a maioria deles levados à tela com grande êxito. Trabalhou com prestigiados realizadores, entre eles Alfred Hitchcock. Ganhou o Oscar de Melhort Guião Adaptado em 1943, com “Mrs. Miniver”.  Escreveu igualmente alguns livros policiais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...