domingo, 3 de dezembro de 2017

3 DE DEZEMBRO - GILBERT STUART


EFEMÉRIDE - Gilbert Charles Stuart (nascido Stewart), pintor norte-americano, nasceu em Saunderstown (Rhode Island) no dia 3 de Dezembro de 1755. Morreu em Boston,  em 9 de Julho de 1828.
Gilbert Stuart é consensualmente indicado como um dos mais destacados retratistas norte-americanos. A sua obra mais célebre, “George Washington” (também chamada “O Ateneu” e o “Retrato inacabado”), foi terminada em 1796. A imagem de George Washington representada nesta pintura apareceria nas notas de 1 dólar dos Estados Unidos durante mais de um século.
Ao longo da sua carreira, Stuart produziu retratos de mais de mil pessoas, incluindo os primeiros seis presidentes norte-americanos. As suas obras encontram-se actualmente em museus de todos os Estados americanos e do Reino Unido, de modo destacado no Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque, na Galeria Nacional de Arte de Washington, D.C., na Galeria Nacional de Retratos do Reino Unido em Londres, e no Museu de Belas Artes de Boston.
Gilbert era o terceiro filho de Gilbert Stewart, um imigrante escocês que trabalhava na indústria do tabaco, e de Elizabeth Anthony Stewart, membro de uma proeminente família terratenente de Middletown, Rhode Island.
Gilbert mudou-se para Newport aos sete anos de idade, onde o pai buscou trabalho no comércio. Ali, Stuart começou a mostrar-se como uma grande promessa da pintura. Foi ensinado por Cosmo Alexander, um pintor escocês. Sob a sua orientação, Stuart - apenas com 12 anos de idade - pintou o famoso retrato “Dr. Hunter's Spaniels”, que actualmente perdura no Hunter House Manison de Newport.
Em 1773, após a morte do mestre, Stuart tentou ganhar a vida como retratista, mas os seus esforços ficaram em perigo ao deflagrar a Revolução Americana, com as consequentes perturbações sociais. Stuart mudou-se para Inglaterra em 1775 e tornou-se protegido de Benjamin West, com quem estudou durante os seis anos seguintes.
Chegou um momento em que o preço dos seus quadros era apenas superado pelos dos conhecidos artistas ingleses Joshua Reynolds e Thomas Gainsborough, que representavam a tradição do retrato inglês. Apesar de ter muitas encomendas, Stuart era despreocupado nas suas finanças e correu o risco de ser enviado para o cárcere por dívidas. Em 1787, fugiu para Dublim, na Irlanda, onde continuou a pintar e a acumular dívidas.
Devido à falta de dinheiro, Stuart regressou aos Estados Unidos em 1793, permanecendo durante um curto período de tempo em Nova Iorque. Em 1795, mudou-se para Germantown, perto de Filadélfia, que era então a capital dos EUA, onde abriu um estúdio. Granjeou fama e teve o seu lugar no mundo artístico, com os retratos que pintou de muitos norte-americanos importantes da época.
Pintou George Washington, numa série de retratos. Retrataria igualmente os presidentes que lhe sucederam.
Stuart mudou-se para Boston em 1805, continuando o seu sucesso artístico e os seus problemas financeiros. Quando da sua morte, deixou muitas dívidas, razão pela qual a esposa e os filhas foram incapazes de comprar uma tumba para ele.
No final da carreira, Gilbert Stuart tinha retratado muitas centenas de políticos e figuras célebres norte-americanas. Era elogiada a vitalidade e naturalidade dos seus retratos. Os modelos achavam agradável a sua companhia, assim como as conversas que mantinha com eles enquanto pintava.
Stuart trabalhava sem ajuda de rascunhos, começando a pintar directamente sobre a tela, o que era raro na época. Cuidava muito dos detalhes, sobretudo nas vestimentas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...