domingo, 24 de dezembro de 2017

24 DE DEZEMBRO - THOMAS MURNER


EFEMÉRIDE - Thomas Murner, humanista, teólogo católico, poeta e polemista alemão, nasceu em Oberehnheim, perto de Estrasburgo, no dia 24 de Dezembro de 1475. Morreu na mesma localidade em 23 de Agosto de 1537. Lutou pela reforma da Igreja Católica e atacou o Luteranismo.
Em 1490, com 15 anos, entrou para a Ordem Franciscana e, em 1495, começou a viajar.  Foi ordenado padre em 1497. Esteve a ensinar e a estudar em Freiburg-im-Breisgau, onde recebeu os diplomas de bacharel e de doutor em Teologia, respectivamente em 1500 e 1506. Foi para Paris e, em seguida para Cracóvia, onde estudou Filosofia e Matemática, indo depois para Estrasburgo, Praga e Basileia.
O imperador Maximiliano I condecorou-o com o título de Poeta Laureado, em 1505. Em 1513, foi nomeado guardião do Mosteiro Franciscano em Estrasburgo, cargo a que teve de renunciar no ano seguinte devido à publicação de um livro polémico. Mais tarde, em 1518, começou a estudar Jurisprudência na Universidade de Basileia e, em 1519, recebeu o diploma de doutor em Direito.
No Verão de 1523, a convite de Henrique VIII, foi para a Inglaterra, onde os seus escritos haviam chamado a atenção de Thomas More. John Headley atribui a Murner o conhecimento de Thomas More sobre a natureza radical da eclesiologia de Lutero. Henrique VIII tinha a certeza de que Murner representava uma importante influência ortodoxa em Estrasburgo e ofereceu-lhe 100 libras e uma carta para os magistrados da cidade.
Depois desta residência e de uma viagem para Itália, estabeleceu-se novamente em Estrasburgo. Incomodado, porém, com a Reforma Protestante, foi para o exílio em Lucerna, na Suíça, em 1526. Em 1533, foi nomeado sacerdote em Oberehnheim, onde veio a falecer.
Murner era de um carácter apaixonado e enérgico, mas fazia inimigos por onde quer que passasse. As suas sátiras estão carregadas de agressividade e eram dirigidas contra a corrupção da sua época, a Reforma e, especialmente, contra Martinho Lutero. A sua sátira mais poderosa - e que se tornou a sátira alemã mais virulenta da época - foi “Von dem grossen Lutherischen Narren wie ihn Doctor Murner beschworen hat”. De entre outras, pode-se realçar “A Invocação dos tolos”, 1512; “A Sociedade dos Malandros”, 1512; “Die Gäuchmatt” (Basileia, 1519), que trata dos tolos apaixonados; e uma tradução da “Eneida” de Virgílio (1515) dedicada ao imperador Maximiliano I.
Murner também escreveu obras humorísticas, além de uma tradução das “Instituições”, de Justiniano (1519).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...