sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

29 DE DEZEMBRO - MANUELA RAMALHO EANES


EFEMÉRIDE - Maria Manuela Duarte Neto Portugal Ramalho Eanes, esposa do ex-presidente da República Portuguesa Ramalho Eanes, primeira-dama entre 1976 e 1986, nasceu em Almada no dia 29 de Dezembro de 1938.
Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é a fundadora e presidente do Instituto de Apoio à Criança.
Em 1971, foi directora da Pousada de Raparigas e participou no programa “Um Dia Com...” da RTP, onde comentou as actividades desenvolvidas pela Pousada e pela Colónia Balnear Infantil de Albufeira, pertencentes ao Instituto de Obras Sociais.
O casal tem dois filhos, nascidos em 1972 e 1977, e três netos.  Manuela Ramalho Eanes acompanhou o marido, enquanto primeira-dama, em muitas visitas oficiais.   
Deslocou-se também a vários países (por exemplo, aos Estados Unidos da América e à Bélgica), para discutir vários assuntos importantes da actualidade social (drogas e abusos sexuais, entre outros). Manuela Eanes inaugurou uma nova forma de estar das primeiras-damas portuguesas, que até então tinham tido um papel apagado na vida pública e na participação social efectiva.
Em 1983, ainda em Belém, ajudou a criar o Instituto de Apoio à Criança, uma iniciativa anterior à aprovação da convenção dos Direitos da Criança pelas Nações Unidas.
Recebeu condecorações de diversos países (Vaticano, Espanha, Alemanha, Noruega, Brasil, Bulgária, Egipto, Congo e Luxemburgo). Foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em Maio de 1997.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...