sábado, 30 de dezembro de 2017

30 DE DEZEMBRO - JEFF LYNNE


EFEMÉRIDE – Jeffrey “JeffLynne, cantor-compositor e produtor musical inglês, nasceu em Birmingham no dia 30 de Dezembro de 1947. Foi co-fundador (com Roy Wood e Bev Bevan), guitarrista e vocalista da Electric Light Orchestra, nos anos 1970/80. Foi igualmente co-fundador dos Traveling Wilburys (com Bob Dylan, George Harrison, Tom Petty e Roy Orbison), no fim da década de 1980. Antes da Electric Light Orchestra, Lynne fora membro dos The Idle Race e, junto com Roy Wood e Bev Bevan, dos The Move.
Em 1987, produziu “Cloud Nine” de George Harrison e, sendo um fã dos Beatles, esmerou-se no trabalho. O disco serviu para o regresso de Harrison ao cenário musical.
Em 1989, co-produziu o aclamado disco “Full Moon Fever” de Tom Petty, com canções escritas em parceria. Este disco e “Traveling Wilburys Vol. 1” (também co-produzido por Lynne) foram nomeados para o Grammy de Melhor Álbum de 1989.
Em Fevereiro de 1994, realizou um sonho, ao trabalhar com os três Beatles sobreviventes, na sua série de discos “Anthology”. Também produziu discos individuais de George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr.
Já nos anos 2000, foi editado o DVD ao vivo de um show em Los Angeles. Também foi lançado, pelo canal VH-1, uma edição de Storytellers dedicada à música de Jeff Lynne, filmada perante uma plateia entusiasta em Nova Iorque.
Esteve profundamente envolvido na homenagem póstuma a George Harrison, “Concert for George”, que teve lugar no Royal Albert Hall em Londres (Novembro de 2002), com edição em DVD no ano seguinte, com direito a um Grammy.
Em Abril de 2009, recebeu o Prémio Nota de Ouro, que homenageia os compositores e cantores com carreiras notáveis. Tinham sido galardoados anteriormente, entre outros, Quincy Jones e Stevie Wonder.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...