sábado, 9 de dezembro de 2017

9 DE DEZEMBRO - ANTÓNIO LOPES FERREIRA


EFEMÉRIDE - António Lopes Ferreira, também conhecido pelo pseudónimo ‘Ventura do Paço’, escritor e empresário português, nasceu em Vila do Conde no dia 9 de Dezembro de 1919. Morreu na mesma cidade em 22 de Setembro de 2000.
Frequentou a Escola Primária Conde Ferreira, em Vila do Conde, e a Escola Secundária Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, tendo depois ingressado no ensino superior, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Enquanto frequentava a faculdade, foi chamado a cumprir o serviço militar em Tavira, sendo depois destacado para a Ilha Terceira, nos Açores. Organizou grupos de teatro e escreveu poemas onde extravasava a saudade da sua terra natal.
Quando terminou o serviço militar, regressou a Vila do Conde e enveredou pelo negócio do pai: oficina, serralharia, pichelaria e acessórios de bicicletas, afirmando-se rapidamente no mercado local. Sendo, na cidade, pioneiro no negócio de automóveis, construiu, na sua casa comercial, e ofereceu aos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde um dos seus primeiros carros a motor, assim como um Austin (marca automóvel da qual era agente), que actualmente se encontram expostos no Museu dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde. Foi também pioneiro na venda de botijas de gás e dos motores Rabor.
Em Dezembro de 1957, contraiu matrimónio com Rosa Ribeiro Trabulo, natural de Braga, com quem teve seis filhos.
Como curiosidade, a casa onde viveu a partir da década de 1960, situa-se na rua onde viveram grandes vultos da literatura portuguesa, como Antero de Quental e Camilo Castelo Branco.
Foi sempre bairrista e apaixonado por Vila do Conde, tendo - ao longo da vida - dirigido e dado a sua colaboração a várias associações e colectividades vila-condenses. Foi catequista e colaborador da Igreja, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde durante vários anos consecutivos e fez parte da direcção do Círculo Católico de Operários de Vila do Conde (onde era o sócio nº 2). Foi presidente da Comissão Municipal de Turismo e vereador da Câmara Municipal. Nos anos 1959/1961, exerceu os cargos de presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila do Conde e presidente do Rio Ave FC.
António Lopes Ferreira foi um grande impulsionador das Festas de São João, tendo sido presidente da comissão organizativa. Usou também a sua influência para a restauração da Fonte de São João e do Mirante da Praia do Mar à Vista. Foi igualmente um dos principais mentores da geminação de Vila do Conde com o Ferrol. Escreveu letras de música para o Orfeão do CCO de Vila do Conde e para o MAPADI da Póvoa de Varzim.
Foi colaborador e cronista de algumas revistas e jornais, portugueses e estrangeiros, entre eles: “Revista Náutica”, a “Flâmula”, o “Século Ilustrado”, a “Voz do Planalto”, a “Província de Bié”, o “Açoriano Oriental”, o “Jornal de Cerveira”, o “Jornal de Notícias”, o “La Voz de Galicia”, e localmente, a “Tribuna de Vila do Conde”, a “Renovação” (com o pseudónimo ‘Robin de Portugal’) e o “Terras do Ave”.
O pseudónimo ‘Ventura do Paço’, que muito utilizou, era uma homenagem ao seu avô Boaventura Lopes Ferreira e a sua avó Ermelinda Leites do Paço. Para colecções policiais, como a ‘Colecção Corvo’, usou o pseudónimo ‘Alf Land’ ou ‘Harry Lime’.
A sua obra literária estende-se de 1937 a 1996. Na década de 1950, foi galardoado com numerosos prémios em jogos florais e outros certames literários. Faleceu aos 80 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...