quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

28 DE DEZEMBRO - JOHN LEGEND


EFEMÉRIDEJohn Legend, de seu verdadeiro nome John Roger Stephens, cantor, pianista e compositor norte-americano, vencedor do Oscar de Melhor Canção Original com “Glory” (filme “Selma”), nasceu em Springfield no dia 28 de Dezembro de 1978.
Os pais, cristãos praticantes, iniciaram-no na música, através da igreja.  A música Gospel e outras canções religiosas levaram-no a lançar-se de corpo e alma no mundo musical.
Colaborou com Slum Village na música “Selfish” (Top 100 nos EUA), música em que Kanye West também participou. Legend actuou no CD “Late Orchestration” de Kanye West, tocando piano ao vivo em Londres. Também fez o backing vocal em “Encore” de Jay-z, “You Don't Know My Name” de Alicia Keys e “High Road” do Fort Minor. Em 2005, cantou o clássico “With you I'm born again” com Mariah Carey, no especial Save The Music.
Estudou Inglês, com especialização em Literatura Afro-americana, na Universidade da Pensilvânia. Na faculdade, participou num grupo de jazz chamado Counterparts. Foi apresentado à cantora Lauryn Hill e tocou piano na faixa “Everything Is Everything” do primeiro álbum a solo desta cantora. Quando iniciou a faculdade em 1999, começou a compor as suas próprias músicas, gravando dois álbuns independentes que eram vendidos durante as suas apresentações: “John Stephens” (2000) e “Live at Jimmy Uptown” (2001).
Participou igualmente no álbum “How I Got Over” (2009), do grupo de rap americano, The Roots.
Em Dezembro de 2011, começou a namorar a modelo Chrissy Teigen, tendo-se casado com ela em Setembro de 2013, em Como na Itália. A música “All of me” foi escrita especialmente para a esposa.
Em 2012, a sua canção “Who Did That to You” fez parte da banda sonora do filme “Django Unchained” de Quentin Tarantino.
A canção galardoada com o Oscar em 2015 conquistou igualmente um Globo de Ouro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...