terça-feira, 5 de dezembro de 2017

5 DE DEZEMBRO - NINA FOCH


EFEMÉRIDE - Nina Foch, actriz holandesa naturalizada norte-americana, morreu em Los Angeles no dia 5 de Dezembro de 2008. Nascera em Leiden, em 20 de Abril de 1924.
Depois de assinar um contrato com a Columbia Pictures aos dezanove anos, tornou-se uma actriz habitual em filmes de terror e policiais, antes de se estabelecer como actriz secundária noutros géneros de filmes, de meados dos anos 1940 até a década de 1950. A sua carreira iria durar seis décadas, consistindo em mais de cinquenta longas-metragens e cerca de cem trabalhos para televisão.
Os seus papéis mais conhecidos tiveram lugar nos filmes: “An American in Paris” (1951) de Vincente Minnelli, “Scaramouche” (1952) de George Sidney, “The Ten Commandments” (1956) de Cecil B. DeMille e “Spartacus” (1960) de Stanley Kubrick. A sua interpretação em “Executive Suite” (1954) de Robert Wise, mereceu uma nomeação para os Oscars.
Na televisão, foi protagonista de uma infinidade de filmes e séries televisivas, entre 1951 e 2007. Além de actriz, ensinou também Representação no American Film Institute e numa Universidade de Artes Cinematográficas.
Contracenou, ao longo da sua vida artística, com Dean Martin, Natalie Wood, Diana Ross, Peter Fonda, Clint Eastwood, Rock Hudson e Michael Douglas, entre outros. Morreu aos 84 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...