domingo, 31 de dezembro de 2017

31 DE DEZEMBRO - LAWRENCE BEESLEY


EFEMÉRIDE - Lawrence Beesley, professor, jornalista e autor britânico, nasceu em Wirksworth no dia 31 de Dezembro de 1877. Morreu em Londres, em 14 de Fevereiro de 1967. Após se formar em Cambridge, ensinou Ciências até se demitir em 1912. Em Abril desse mesmo ano, embarcou no transatlântico Titanic como passageiro de 2ª classe, para visitar a família na América. Quando o navio colidiu com um iceberg e se afundou a meio da viagem, Beesley embarcou num dos botes salva-vidas, sobrevivendo ao desastre.
Lawrence foi educado primeiramente na Derby School, onde obteve uma bolsa de estudo e, depois, no Caius College, Cambridge. Começou a ensinar em Wirksworth, na Grammar School local, em 1902, e dois anos mais tarde, passou a trabalhar no Dulwich College, como professor de Ciências.
Em 1912, demitiu-se do cargo de professor, de modo a poder partir para Toronto, onde vivia um irmão. Beesley embarcou no Titanic em Southampton, em 10 de Abril de 1912.
A viagem estava a ser tranquila e Beesley ocupava os dias a passear e a observar o mar. No domingo, dia 14, passou algum tempo na biblioteca. Beesley conviveu com alguns passageiros, nomeadamente com o reverendo Ernest Carter. De noite, antes de se deitar, juntou-se a outros passageiros na sala de jantar, para um serviço dominical presidido pelo reverendo Carter, entoando cânticos religiosos e, posteriormente, bebendo café e refrescos.
Quando o navio colidiu com um iceberg às 23:40h, Beesley encontrava-se deitado na sua cama. Não sentiu o choque da colisão, mas sentiu as máquinas serem desligadas, estranhando o facto. Beesley levantou-se e perguntou a um empregado o que tinha acontecido, mas responderam-lhe que não tinha ocorrido nada. Beesley subiu até ao convés, quando os botes salva-vidas começavam já a ser cheios com pessoas, mas decidiu regressar ao seu quarto. Ao descer as escadas, notou uma ligeira inclinação nos degraus, o que lhe dificultou a descida. Beesley vestiu um casaco, pôs alguns livros nos bolsos e subiu de novo para o convés.
Entretanto, o chão encontrava-se numa inclinação ainda maior. Beesley observou que os oficiais estavam a deixar subir homens para bordo do bote nº 13, enquanto os outros botes eram cheios dando prioridade a mulheres e crianças. Beesley subiu para bordo do bote 13, que foi finalmente lançado ao mar por volta da 01:25h, com 64 pessoas a bordo. Enquanto o bote descia, aproximou-se de uma das bombas hidráulicas do navio, que bombeava água para fora do Titanic, correndo o risco de o inundar. Quando o bote chegou ao mar, surpreendentemente intacto, a corrente puxou-o para debaixo do bote 15 (que iniciava a descida). Os gritos dos passageiros do bote 13 alertaram os oficiais no Titanic para o facto, atrasando a descida do bote 15 a fim de lhes dar tempo para se afastarem do navio.
Beesley observou o Titanic a afundar-se, a partir do bote. Quando as luzes se apagaram e o navio desapareceu debaixo da água, o professor tentou confortar um bebé que chorava aconchegando-o com um cobertor. Às 04:45h, o Carpathia, um navio que tinha vindo em socorro dos passageiros do Titanic, chegou ao bote 13 e Beesley subiu para bordo, tendo pisado terra firme em Nova Iorque.
Na confusão após o desastre, Beesley foi dado como desaparecido e um anúncio, publicado no “Daily Mail”, pedia informações quanto ao seu paradeiro. No dia seguinte, uma descrição do desastre feita pelo próprio Beesley foi primeira página do “Toronto Daily Star”.
Após o naufrágio, Beesley escreveu uma obra de sucesso sobre o assunto, publicada ainda em 1912: “The Loss of S.S. Titanic”. Em 1958, participou nas filmagens do filme “A Night to Remember”, que descreveu a tragédia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...