terça-feira, 26 de dezembro de 2017

26 DE DEZEMBRO - MAURICE UTRILLO


EFEMÉRIDE - Maurice Valadon Utrillo, pintor francês, nasceu em Paris no dia 26 de Dezembro de 1883. Morreu em Dax, em 5 de Novembro de 1955.
Filho da pintora Suzanne Valadon, tornou-se alcoólatra desde os 16 anos, tendo sido frequentemente internado num asilo de desintoxicação, a partir de 1901. Os seus estudos foram por isso afectados, mas as ocupações terapêuticas terão contribuído – talvez - para revelar o seu génio. Quando a mãe descobriu o talento do filho, ensinou-o a desenhar e a pintar.  A partir de 1910, dedicou-se inteiramente à pintura.  Produziu centenas de telas, tendo sido muito plagiado.
Pintou numerosos locais de Montmartre e dos subúrbios parisienses, tendo chegado à celebridade nos anos 1920. Desde 1923, foi enclausurado pela família, que temia o seu comportamento com o álcool. Utrillo dedicou-se, então, a uma intensa produção, sobretudo de cartões-postais. Foi condecorado pelo governo francês com a cruz da Legião de Honra, em 1929. 
Casou-se em 1935, aos 51 anos de idade. Deixou a bebida e tornou-se muito religioso. Viveu, porém, os últimos temos de vida mergulhado numa grande depressão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...