quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

21 DE DEZEMBRO - JAMES LANE ALLEN


EFEMÉRIDE - James Lane Allen, escritor norte-americano, nasceu em Lexington, no Kentucky, em 21 de Dezembro de 1849. Morreu em Nova Iorque no dia 18 de Fevereiro de 1925.
Os seus trabalhos representaram com frequência a cultura e os dialectos da terra natal. As suas obras são características do regionalismo do final do século XIX, quando os escritores tentaram capturar o vernáculo nas ficções de que eram autores. Allen tem sido descrito como «o primeiro romancista importante do Kentucky».
A sua juventude, passada na terra natal, durante os períodos da Guerra Civil e da Reconstrução, influenciaram fortemente o que escreveu.
Allen licenciou-se na Universidade da Transilvânia em 1872 e leccionou em Fort Spring, Richmond e Lexington. De 1877 a 1879, ensinou Línguas Modernas na academia da Universidade do Kentucky, onde foi director. Em 1880, foi professor de Latim e Inglês no Colégio de Bethany, em Bethany, Virgínia Ocidental. Tornou-se depois director de uma escola particular em Lexington.
Posteriormente, desistiu do ensino e, em 1893, mudou-se para Nova Iorque, onde se dedicou unicamente à literatura. Ali viveu até ao seu falecimento. Foi também colaborador do “Harper's Magazine”, de “The Atlantic Monthly” e de outras revistas populares na época. Allen está sepultado no cemitério de Lexington.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...