quarta-feira, 19 de setembro de 2018

19 DE SETEMBRO - ADAM WEST


EFEMÉRIDE - Adam West, de seu verdadeiro nome William West Anderson, actor norte-americano, nasceu em Walla Walla (Washington) no dia 19 de Setembro de 1928. Morreu em Los Angeles, em 9 de Junho de 2017, vítima de leucemia.
Estreou-se na carreira artística em 1957, no filme “Voodoo Island”, mas não teve o seu nome creditado. Participou em inúmeras séries de televisão e ficou conhecido sobretudo pelo papel de Batman na série de mesmo nome, que foi transmitida entre 1966 e 1968.
Apareceu também no filme de ficção científica “Robinson Crusoe on Mars” (1964) e fez dobragens nas séries animadas “The Fairly OddParents”, “The Simpsons” e “Family Guy”.
Aos 10 anos, Adam coleccionava quadrinhos de bandas desenhadas e o personagem Batman impressionou-o bastante. Quando a mãe casou novamente, mudaram-se para Seattle juntamente com o seu irmão mais novo. Aos 14 anos, entrou na Lakeside School e em seguida cursou o Whitman College, formando-se em Literatura e Psicologia. Durante o seu último ano na faculdade, casou-se com Billie Lou Yeager.
Começou a trabalhar como DJ numa estação de rádio, enquanto fazia uma pós-graduação em Stanford. Dispensado do exército, passou dois anos tentando colocar uma estação de TV militar no ar - uma em San Luis Obispo, Califórnia, e outra na área militar Fort Monmouth, Nova Jérsei.
Nesse meio tempo, viajou pelo mundo com a esposa, até que parou no Havaí, onde estrelou um programa infantil chamado “The Kini Popo Show in Hawaii”. Nessa época, divorciou-se e, de seguida, casou.se com uma dançarina taitiana chamada Ngatokoruaimatauaia Frisbie Dawson (ele chamava-a simplesmente “Nga”), com quem teve uma filha em 1957 e um filho no ano seguinte. Este segundo casamento durou até 1962.
Em 1959, Adam foi para Hollywood, adoptou o nome artístico “Adam West” e conseguiu pequenos papéis em filmes de faroeste. Após sete anos em Tinseltown, conseguiu finalmente um papel que o levou à fama quando, em 1966, fez de Batman, para a rede ABC.
Em 1972, casou com Marcelle Tagand Lear com quem teve dois filhos (1976 e 1979). Em 1994, lançou uma autobiografia intitulada “Back to the Batcave”.
West repetiu várias vezes o seu papel como Batman/Bruce Wayne, primeiro na série animada “The New Adventures of Batman” e noutras séries como “The Batman/Tarzan Adventure Hour”, “Tarzan and the Super 7”, etc. Em 1979, West - mais uma vez - vestiu o uniforme de Batman no especial de televisão “Legends of the Superheroes”. Em 1985, a DC Comics homenageou-o na publicação “Fifty Who Made DC”, em comemoração dos 50 anos da editora.
O actor retomou o seu papel de Batman para a curta-metragem animada “CGI Batman: New Times”. Em 2016, voltou a interpretar o Batman no filme animado “Batman: Return of the Caped Crusaders”. Morreu aos 88 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...