domingo, 2 de setembro de 2018

2 DE SETEMBRO - CHRISTA MCAULIFFE


EFEMÉRIDE - Sharon Christa Corrigan McAuliffe, astronauta-professora norte-americana, nasceu em Boston no dia 2 de Setembro de 1948. Morreu em Cabo Canaveral, em 28 de Janeiro de 1986, a bordo da nave espacial Challenger, quando esta explodiu durante o lançamento, provocando a morte de todos os seus ocupantes.
Professora especializada em História Americana e Estudos Sociais, Christa, inspirada na adolescência pelo programa Apollo, foi a escolhida entre 11 000 professores dos Estados Unidos que responderam ao apelo da NASA (1984), que pretendia levar um educador ao espaço, para que - de lá - desse aulas às crianças americanas, através do programa chamado “Um Professor no Espaço”.
Seleccionada em Julho de 1985, ela e a sua astronauta-reserva (todos os astronautas têm um elemento de reserva, que treina juntamente com ele e participa nas mesmas tarefas, sendo preparado para substituí-lo caso este tenha algum problema, mesmo que seja na hora do lançamento) Barbara Morgan, outra professora, passaram um ano sem dar aulas, com os salários pagos pela NASA, treinando para a missão STS-51-L da nave espacial Challenger, com lançamento previsto para Janeiro de 1986.
Após o anúncio da sua escolha, Christa tornou-se uma celebridade nos EUA e, tendo grande empatia com a imprensa, chegou a ser entrevistada em programas famosos da TV americana, como o de Larry King. Foi em parte por causa da sua presença na missão e do frisson provocado na opinião pública com isso, que a tragédia da Challenger causou a comoção extraordinária que ocorreu entre o povo norte-americano.
Em 28 de Janeiro de 1986, numa manhã de sol em Cabo Canaveral, na presença da sua família e acompanhada por milhões de crianças em ecrãs gigantes instalados em colégios dos EUA, 73 segundos após o lançamento, a nave Challenger explodiu no ar, matando Christa McAuliffe e os outros seis tripulantes.
Barbara Morgan, a professora-astronauta reserva de Christa no fatídico voo da Challenger, formou-se astronauta em 1998 e participou na missão STS-118 em 2007, dando ao vivo - do espaço - a mesma aula que Christa teria dado às crianças norte-americanas 21 anos antes, não fosse o trágico acidente.
Christa era casada com Steven J. McAuliffe com quem teve dois filhos, de nove e seis anos quando ela faleceu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...