sexta-feira, 7 de setembro de 2018

7 DE SETEMBRO - ÁUREA


EFEMÉRIDE - Áurea Isabel Ramos de Sousa, cantora portuguesa, nasceu em Santiago do Cacém no dia 7 de Setembro de 1987.
Desde cedo, afirmou que queria ser actriz e, em 2005, frequentou o curso de Teatro da Universidade de Évora, onde descobriram o seu talento para a música. Gravaram uma maqueta com o tema “Okay Alright”, que foi escolhido para fazer parte da banda sonora da série televisiva “Morangos com Açúcar”. Em 2008, colaborou com Vintém (ex-D’ZRT) no tema “É só conversa” do seu primeiro disco a solo. Em Dezembro desse ano, participou no concerto “Morangos Ao Vivo”, realizado no Pavilhão Atlântico, onde cantou o tema “Okay Alright” e ainda versões de “No One” (dueto com Vintém) e “Valerie” (dueto com Cifrão).
O álbum de estreia homónimo foi lançado em Setembro de 2010, tendo atingido o primeiro lugar dos Tops em Portugal, onde ficou oito semanas seguidas. Rui Ribeiro foi autor de 9 dos 10 temas deste álbum, que mostra influências claras de pop e soul.
O álbum “Viva Elvis The Album”, lançado em Novembro de 2010, inclui uma nova versão de “Love Me Tender”, num dueto virtual na qual foi adicionada a voz de Elvis junto à de Áurea.
Em Maio de 2011, o talento de Áurea foi reconhecido na gala Globo de Ouro, onde ganhou um galardão na categoria de Melhor Intérprete Individual.
Ainda em 2011, venceu a categoria Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards. Foi editado o álbum “Áurea – Ao Vivo no Coliseu dos Recreios”.
Gravou também uma versão de “Dream A Litte Dream Of Me” para um anúncio da TMN. O segundo álbum de estúdio, intitulado “Soul Notes”, foi lançado em Novembro de 2012. O single de apresentação foi “Scratch My Back”, estreado no mês anterior.
Venceu novamente o Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards (2012) e assim ficou automaticamente nomeada para o prémio Worldwide Act que decorreu em Frankfurt, na Alemanha, em Novembro.
Em 2013, participou no Rock in Rio, em conjunto com a banda The Black Mamba. Em 2014, actuou na edição brasileira do Rock In Rio, conjuntamente com Boss AC. Em 2015, integrou o júri da 3ª edição de The Voice Portugal.
Em Março de 2016, lançou o álbum “Restart”, que foi produzido por Cindy Blackman e Jack Davies, sendo gravado em Las Vegas. O álbum marcou a sua estreia como compositora, assinando as faixas “Hold Me In Your Arms” e “Saint and Sinners”. Gravou também o tema do genérico da telenovela “A Impostora”.
Integrou novamente, em 2016, o júri da 4ª edição do concurso The Voice. Em 2017, gravou uma versão de “Starman” no tributo a David Bowie, organizado por David Fonseca. Em Setembro, continuou como mentora da 4ª edição do concurso The Voice.
Em Maio de 2018, lançou o álbum “Confessions”, onde quis registar algumas das histórias ou ‘segredos’ que lhe foram confidenciando em vários momentos da sua vida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...