Ogier venceu a categoria mundial
júnior de 2008 e, no mesmo ano, estreou-se na categoria principal, onde
participa desde então. O seu co-piloto é Julien Ingrassia, com o qual
conquistou as edições de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2020 do Mundial
de Ralis, após nove anos de hegemonia de Sébastien Loeb.
Depois de vencer a Copa
Peugeot 206, em 2007, estreou-se no ano seguinte no Campeonato Mundial
de Ralis Júnior, em que terminou como campeão, mesmo não disputando uma
etapa, após conseguir três vitórias e um segundo lugar. No mesmo ano, também se
estrearia na categoria principal, no Rali do México, terminando em
oitavo.
No mundial seguinte, correndo
pela equipa satélite da Citroën, a Citroën Júnior Team,
conquistou o seu primeiro pódio, um segundo lugar no Rali da Acrópole.
No final do campeonato, terminou na oitava posição, com 24 pontos.
Na sua terceira temporada no
campeonato, conseguiria a primeira vitória, na etapa de Portugal. Ainda
conquistaria mais uma vitória, no Rali do Japão. Já na temporada seguinte
(2011), obteria duas vitórias consecutivas.
Ogier tornou-se, em 2013, o
primeiro corredor a conquistar o Mundial de Ralis após os nove anos de
hegemonia do seu conterrâneo Sébastien Loeb. Isto aconteceu devido à
aposentadoria de Loeb, apesar do mesmo ter disputado quatro corridas durante a
temporada. Ogier terminou o Mundial com 290 pontos, 114 pontos à frente
do belga Thierry Neuville, tendo conquistado a vitória em nove das treze
corridas da temporada. Chegou em segundo lugar em duas oportunidades (ambas
atrás de Loeb) e não pontuou apenas na etapa da Alemanha, quando terminou a
corrida apenas em décimo sétimo lugar.
Em 2017, depois da Volkswagen
Motorsport anunciar a sua saída do Mundial, Ogier assinou com a
equipe privada M-Sport World Rally Team, a qual utiliza o Ford Fiesta
WRC. Ogier conquistou o seu quinto título, após terminar em terceiro lugar no
Rali do País de Gales.
Em 2018, no seu segundo e último ano com a M-Sport World Rally Team, Ogier conquistou o seu sexto título e revelou também que tinha assinado com a Citroën Total World Rally Team para 2019/2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário