terça-feira, 22 de dezembro de 2020

22 DE DEZEMBRO - PEGGY ASHCROFT

EFEMÉRIDE - Peggy Ashcroft, de seu verdadeiro nome Edith Margaret Emily Ashcroft, actriz britânica, nasceu em Londres no dia 22 de Dezembro de 1907. Morreu na mesma cidade em 14 de Junho de 1991.

Peggy começou a sua carreira, interpretando variados papéis do repertório shakespeariano, nos teatros londrinos. Com uma voz suave, logo se destacou entre o público e a crítica, mas fez questão de não ficar conhecida apenas por interpretar um repertório clássico.

Depois de protagonizar todas as grandes personagens femininas criadas por Shakespeare, resolveu aceitar um papel numa peça bem comercial, a comédia “Edward, My Son”, que obteve um estrondoso sucesso popular.

No cinema, estreou com “39 Degraus”, um dos primeiros filmes de Hitchcock, em 1935, mas só veio a chamar a atenção da crítica em 1959, quando fez o papel de uma freira, que dava conselhos à personagem de Audrey Hepburn, em “Uma Cruz à Beira do Abismo”.

Fez ainda filmes importantes como “Cerimónia Secreta” (1968) e “Domingo Maldito” (1971), mas foi no papel de Mrs. Moore, uma velha senhora inglesa, em “Passagem para a Índia”, de David Lean, que ela conquistou o mundo e recebeu o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante de 1984.

Peggy coleccionou quase todos os prémios que podem ser dados a uma actriz nos palcos ingleses, o último deles foi recebido pouco antes de sofrer a embolia cerebral que a matou, aos 83 anos de idade. Está sepultada na Abadia de Westminster.

Em 1951, recebeu o título de Comandante do Império Britânico. Em 1986, foi distinguida com a Coipa Volpi de Melhor Interpretação Feminina. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...