domingo, 6 de dezembro de 2020

6 DE DEZEMBRO - ALBERTO CONTADOR

EFEMÉRIDE - Alberto Contador Velasco, ciclista profissional espanhol, nasceu em Pinto, Madrid, no dia 6 de Dezembro de 1982. Especialista em subidas (escalador), com bons desempenhos em montanhas.

Alberto Contador não participou no Tour de France 2006 devido a alegações de envolvimento com o caso de doping conhecido como “Operación Puerto”. Contudo, foi ilibado de todas as acusações em Julho de 2006, juntamente com quatro outros elementos da sua equipe de então, a Liberty Seguros.

Foi o vencedor do Tour de France 2007, ganhando uma etapa e beneficiando da desqualificação, a quatro etapas do fim, de líder Michael Rasmussen. Não participou no Tour de 2008, porque a sua equipa não tinha sido convidada. No ano seguinte, voltou a ganhar o Tour, tendo vencido 3 etapas.

Em 2010, voltou a repetir a vitória, mas desta vez não conseguiu ganhar nenhuma etapa. No fim do Tour, foi anunciado o seu teste positivo por “Clenbuterol”, num controlo anti-doping realizado antes da etapa 17, com final no Col du Tourmalet. Contador viu-lhe tirada a vitória neste Tour, a favor de Andy Schleck, do Luxemburgo, que de lá para cá não fez mais nada no ciclismo, aposentando-se.

Contador foi também vencedor do Giro d’Italia (2008 e 2015) e da Vuelta a España de 20082012/2014. Ele é considerado um dos melhores ciclistas do seu tempo.

Venceu outras competições de renome, como por exemplo a Vuelta al País Vasco e o Paris-Nice. Era também um excelente contra-relogista, tendo até batido Fabian Cancellara no Tour de France de 2009.

No Tour de 2014, caiu numa das etapas, tendo fracturado uma tíbia, o que culminou com o seu abandono da prova, mas voltou aos pedais na Vuelta, vencendo de forma impressionante a prova espanhola. Foi coroado com o título de Melhor Ciclista de 2014.

Em Fevereiro de 2012, Contador foi sancionado com dois anos de suspensão, pelo Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), confirmando o controlo antidoping positivo, pela presença da substância proibida “Clembuterol” no Tour de France 2010.

Contador enfrentou uma suspensão de toda a actividade desportiva de dois anos, mas com efeitos retroactivos a 2010, o que significou que ficou de fora das corridas somente por cinco meses, até Agosto de 2012. Ainda assim, não pôde alinhar na edição de 2012 da Volta a França. Foi desapossado da camisola amarela da Volta a França de 2010 e da camisola rosa do Giro d’Italia de 2011, juntamente com os demais resultados conquistados naquele período.

Em 2018, ingressou no canal de televisão “Eurosport España”, para o qual passou a comentar as provas de ciclismo.

Alberto Contador casou com Macarena Pescador em Novembro de 2011, após dez anos de vida em comum. Tem Um Filho nascido em 2018. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...