Omar Fontana fundou, em 1955, a Sadia
S/A Transportes Aéreos, que deu origem à Transbrasil.
Era licenciado em Direito
e em Ciências Sociais, mas deixara a carreira académica para se tornar
piloto da Panair do Brasil.
Omar fundou a companhia Sadia
S/A Transportes Aéreos para fazer o transporte de carga para a empresa de
alimentos Sadia, fundada pelo seu pai, Attilio Fontana.
Em 1957, a Sadia fez uma
parceria com a Real Aerovias, na época a maior companhia aérea da
América Latina, com 118 aviões. Então, como vice-presidente de Operações, Omar
inaugurou os serviços regulares do Brasil para Los Angeles (EUA) e Tóquio
(Japão). Quatro anos depois, Omar desfez a associação com a Real Aerovias
Brasil.
No começo dos anos 1970, a
Sadia transportes aéreos transformou-se na Transbrasil.
A empresa continuou então a sua
expansão até que, em 1989, já com o nome de Transbrasil, quebra a
hegemonia da Varig em rotas internacionais e conseguiu concessão para voos
regulares destinados a Orlando e Flórida, nos EUA.
Mais tarde, Omar fez uma injecção
de capital na empresa e inaugurou serviços diários do Rio de Janeiro e de São
Paulo para Miami e Orlando. Na sequência, inaugurou voos para Washington, Nova Iorque,
Buenos Aires, Viena, Amesterdão, Lisboa e Londres.
Em Julho de 1995, criou também a InterBrasil
Star, empresa regional do grupo, que passou a ligar pequenas cidades do
interior do Brasil aos principais aeroportos do país.
No ano de 1998, Omar afasta-se do
comando da empresa, para se tratar de um cancro na próstata, mas permanece como
presidente do conselho de administração. Faleceu aos 73 anos (2000).
Com a morte de Omar Fontana, a sua TransBrasil perdeu o rumo e, afogada em dividas, paralisa as suas operações. A Transbrasil encerrou as suas operações 362 dias após a morte do seu fundador.
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