domingo, 10 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDE Arthur Asher Miller, dramaturgo norte-americano, morreu de insuficiência cardíaca, em Roxbury, no Connecticut, em 10 de Fevereiro de 2005. Preparava-se para um novo casamento com uma actriz de 34 anos, com quem vivia desde 2002. Nasceu em Nova Iorque, no dia 17 de Outubro de 1915, tendo falecido portanto com 89 anos.
Foi autor de várias peças teatrais conhecidas no mundo inteiro, como a “Morte de um Caixeiro-viajante” e “As Bruxas de Salem”. Em 1936, a sua primeira peça “Honors at Dawn” ganhou o “Prémio Hopwood” e foi encenada na Universidade de Michigan, onde ele estudava Jornalismo e Teatro.
A “Morte de um Caixeiro-viajante” (1949) ganhou o Prémio Pulitzer, três “Tony Awards” e o Prémio do Círculo de Críticos de Teatro de Nova Iorque. "As Bruxas de Salem" foi estreada na Broadway em 1953.
Em 1956 teve de comparecer e “explicar-se” perante o "Comité parlamentar das actividades anti americanas", depois de o terem denunciado por participar em reuniões do Partido Comunista. Estava-se no chamado período da “caça às bruxas”. Casou-se com Marilyn Monroe em 1957, tendo-se divorciado em 1961.
Em 1985, Miller visitou a Turquia e foi homenageado na Embaixada Americana. O seu companheiro de viagem, o escritor Harold Pinter, foi expulso por ter falado da tortura existente no país e Miller abandonou de imediato a Turquia solidarizando-se com o seu colega.
Em 2002 venceu o prémio espanhol “Príncipe Astúrias de Letras” por ser, segundo as palavras do júri, "o mestre indiscutível do teatro moderno".

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...