domingo, 3 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDE Gertrude Stein, ficcionista, poetisa, dramaturga e feminista norte-americana, nasceu em Pittsburgh , na Pensilvânia, em 3 de Fevereiro de 1874, tendo falecido em Neuilly-sur-Seine, no dia 27 de Julho de 1946.
Passou grande parte da sua vida em França e contava entre os seus amigos com Matisse, Georges Braque, Apollinaire, Ezra Pound, James Joyce e Pablo Picasso, que foi aliás quem pintou o retrato que ilustra esta “efeméride” e para o qual foram necessárias cerca de uma centena de sessões de pose. «Não se parece nada comigo»- Teria dito ela no fim, ao que Picasso respondeu: «Mas virá certamente a parecer…». Gertrude contribuiu bastante para a divulgação do Cubismo em geral e da obra de Picasso em particular.
A sua obra mais célebre, a "Autobiografia de Alice B. Toklas", foi um livro vanguardista dos anos 1910, 20 e 30, onde narrou o modo como jovens artistas e escritores vindos das mais diversas partes do mundo se encontravam em Paris afim de procurar novos caminhos para a arte. Além dos já citados seus amigos, são também referidos no livro Nijinski e Cocteau, entre outros. Apesar do título, o livro foi escrito mesmo por Gertrude, como se fossem as memórias de Alice, sua companheira de vinte e cinco anos.
A sua vida atravessou três grandes conflitos: a Primeira Guerra Mundial, em que se alistou juntamente com Alice, para ajudar feridos franceses e transportá-los na sua própria viatura; a Guerra Civil de Espanha, onde apoiou Franco, razão pela qual se afastou de Picasso, que era partidário dos republicanos, e finalmente a 2ª Guerra Mundial, em que teve de se esconder e andar fugida por ser de origem judaica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...