terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDE Regina Blois Duarte, actriz brasileira, nasceu em Franca, Brasil, no dia 5 de Fevereiro de 1947.
Fez vários filmes publicitários, antes de se estrear em 1965 na televisão, como artista de telenovela. Em 1969 passou do canal Excelsior, com quem tinha contrato, para a Globo. Ao todo, entrou até agora em cerca de trinta novelas.
Em 1980, a Rede Globo apresentou a série de programas “Mulher 80”, em que foram exibidas várias entrevistas e momentos musicais, cujo tema era a mulher e o seu papel na sociedade de então. Participaram, entre outras artistas, Gal Costa, Maria Bethânia, Elis Regina, Joanna, Rita Lee e Simone. Tiveram ali participações especiais Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizavam a série televisiva“Malu Mulher”. Foi um êxito.
Entre as personagens mais marcantes que representou, salienta-se “Malu” em “Malu Mulher”, a “Viúva Porcina” em “Roque Santeiro" e “Maria do Carmo” na “Rainha da Sucata”. Destacou-se também no teatro, em que participou em muitas peças, e no cinema em que entrou numa dezena de filmes.
Em 1965 foi “Actriz Revelação”, em 1997 recebeu o prémio “Contigo” pelo conjunto da sua obra e em 2006 foi a “Personalidade do Ano em Televisão”. Foi considerada ainda, por oito vezes, a “Melhor Actriz ” e durante um certo período foi conhecida pela “Namoradinha do Brasil”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...