segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEJacques Prévert, poeta francês, nasceu em Neuilly-sur-Seine, no dia 4 de Fevereiro de 1900. Morreu em Omonville-la-Petite, em 11 de Abril de 1977, vítima de doença oncológica pulmonar.
Em 1925 participou num Movimento Surrealista, mas por pouco tempo, pois não se sentia bem acorrentado a qualquer movimento artístico, fosse ele qual fosse. Publicou a sua primeira recolha de poesias em 1946 (“Paroles”), tornando-se desde então um poeta muito popular devido à sua linguagem simples, ao seu sentido de humor e à defesa da liberdade. A sua poesia passou a ser estudada em todas as escolas francesas, mesmo no estrangeiro. Nela se encontravam muitas palavras por ele inventadas (neologismos). Citava também, frequentemente, máximas e provérbios que se descobria depois serem de sua própria autoria.
Redigiu os guiões de vários filmes, sobretudo entre 1935 e 1945, e foi autor da música “Folhas Mortas”, muito popularizada na voz de Yves Montand. Foi autor de algumas peças de teatro.

2 comentários:

HERBERT DRUMMOND disse...

Gabriel,

Agradeço sua visita ao meu blog. Para registrar, fiz um post comemorando a sua "rápida viagem" pelo Brasil. O título é "Um novo amigo em Portugal: Gabriel de Souza".
Grande abraço

Herbert Drummond

Gabriel de Sousa disse...

Forte abraço e bom feriado, amigo Herbert.
Até sempre.
Gabriel

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...