sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008


EFEMÉRIDE Clark Gable, actor de cinema norte-americano e a maior vedeta dos começos do cinema falado, nasceu em Cadiz, no Ohio, em 1 de Fevereiro de 1901. Morreu em Hollywood no dia 16 de Novembro de 1960, após ataque cardíaco.
Não teve uma infância fácil, já que a mãe morreu quando ele tinha apenas sete meses. Aos 16 anos abandonou os estudos e foi trabalhar para uma fábrica.
Iniciou-se com papéis secundários em 1924, após ter feito igualmente teatro em pequenos e modestos grupos cénicos. Só veio a tornar-se notado em 1931, ao ingressar na “MGM”. Interpretava quase sempre personagens galãs, viris, românticos e simultaneamente cínicos, sendo conhecido como o “Rei de Hollywood”.
Recebeu um Óscar em 1934, pela sua interpretação em “New York-Miami” (em português, “Aconteceu uma Noite”). Foi nomeado outras duas vezes e entrou em três filmes galardoados com Óscares.
Em 1939, casou-se pela terceira vez mas, três anos depois, Carole Lombard morreu num acidente de aviação. Profundamente desgostoso, alistou-se na Força Aérea Americana. Quando acabou a guerra, atravessou um mau momento repleto de fracassos e a MGM não lhe renovou o contrato, dizendo que ele ganhava demais.
Casou-se ainda mais duas vezes, tendo um filho da última esposa que, porém, não chegou a conhecer, pois o bebé nasceu cinco meses depois da sua morte.
A sua última actuação foi em 1960, ao lado de Marilyn Monroe, para a qual seria também o último filme.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...