quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEGeorges Bernanos, escritor e jornalista francês, nasceu em Paris, no dia 20 de Fevereiro de 1888, tendo morrido em Neuilly-sur-Seine, em 5 de Julho de 1948.
Foi soldado de cavalaria na Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido várias vezes durante as diferentes batalhas em que participou.
Nos anos 1920 começou a trabalhar numa companhia de seguros, mas o sucesso do primeiro livro (Sous le soleil de Satan), escrito em 1926, incitou-a a seguir a carreira literária. Foi repórter na Guerra Civil Espanhola, tomando partido primeiro por Franco e mais tarde pelos Republicanos, entrando em ruptura definitiva com a extrema-direita, tanto espanhola como francesa.
Em 1936, “Le Journal d'un curé de campagne” ganhou o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, sendo em 1950 adaptado ao cinema.
Instalou-se no Brasil quando tinha cinquenta anos, acompanhado da esposa e dos seus seis filhos. Morou em Itaipava, Juiz de Fora, Vassouras e Pirapora, onde escreveu “Crianças Humilhadas” e tentou a criação de gado.
Durante a Segunda Guerra Mundial permaneceu no Brasil, apoiando a Resistência Francesa com vários artigos publicados na imprensa. Ali escreveu “Carta aos Ingleses”, “Le Chemin de la Croix-des-Ames” e “A França contra os Robots”, este último só sendo publicado depois da sua morte.
Regressou a França em 1946, a convite do General De Gaulle, que o queria colocar no Governo ou na Academia. Doente, preferiu fixar-se na Tunísia, só regressando ao país natal para morrer. Bernanos, ao longo da sua vida, teria mudado de residência mais de trinta vezes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...