sexta-feira, 31 de outubro de 2008

EFEMÉRIDEJohn Keats, poeta inglês, nasceu em Finsbury Pavement, perto de Londres, em 31 de Outubro de 1795. Morreu em Roma, no dia 23 de Fevereiro de 1821.
Desde muito novo, dedicava todos os seus tempos livres à leitura, tanto de obras antigas como contemporâneas. Perdeu o pai aos dez anos e a mãe aos quinze.
Os seus primeiros poemas não mostravam ainda o grande poeta que ele viria a ser, mas - embora desaconselhado pelos amigos - publicou-os em 1817 (“Poems”).
Abandonou então a sua carreira de “aprendiz” de cirurgião, para se dedicar inteiramente à literatura, começando a escrever o seu longo poema “Endymion”, que foi muito mal recebido pela crítica (1818). No entanto, para ele, as críticas em vez de o desmoralizarem, estimulavam-no e faziam desenvolver o seu talento.
Separou-se de Fanny Brawne, o grande amor da sua vida, dois anos depois de a ter conhecido, em virtude de ter contraído a tuberculose. Foi para Itália, onde veio a falecer no ano seguinte.
Poucos poetas terão escrito tanto e tão bem, em tão pouco tempo, como Keats. Ele escreveu praticamente toda a sua obra durante o ano de 1820, já sem os erros e imperfeições da “juventude”.
Se bem que tenha morrido com menos de 26 anos de idade, John Keats é considerado um dos maiores representantes do Romantismo Britânico. É também um dos poetas mais recitado e mais amado pelos ingleses.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...