sexta-feira, 8 de maio de 2009

EFEMÉRIDECharles L. "Sonny" Liston, pugilista norte-americano, ex-campeão mundial de pesos pesados, nasceu em 8 de Maio de 1928. Morreu em Las Vegas no dia 5 de Janeiro de 1971.
Os seus resultados assustavam os adversários e surpreendiam o mundo do boxe. Sonny Liston não se tornou conhecido apenas pelos seus combates. Ele era também temido por alegadas ligações à máfia que, na primeira metade do século, possuía um poder enorme nos Estados Unidos.
Sonny Liston não despertava grande interesse na imprensa, porque era um ex-presidiário e não representava exactamente um exemplo para os jovens. Era analfabeto e sovava frequentemente os jornalistas.
Filho de uma família muito numerosa, ele levou muita pancada do pai e esteve várias vezes preso por diversos delitos. Começou a sua carreira em 1953, iniciando um longo percurso só com vitórias. Actuava sobretudo em Saint Louis no Misssouri. As suas mãos eram enormes e as luvas tinham de ser feitas por medida.
Tinha um poder de soco dos mais potentes da história do boxe. Em 1956 foi preso por uma discussão com um polícia e só retomou a sua carreira em 1958. Combateu então através de toda a América, do Illinois à Florida, passando pelo Texas, ganhando quase todos os combates por KO.
Liston conquistou o título mundial em 1962 batendo Floyd Patterson, que era campeão desde 1956. Bateu-o logo no primeiro round e manteve o título até 1964, quando o perdeu para Cassius Clay. Este tinha sido subestimado até pela própria imprensa pois, apesar de medalhado com ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, apenas fizera dezanove combates como profissional. Liston, com pouco treino, em virtude de ter poucos adversários e de ganhar quase sempre ao primeiro round, estava também indiciado do uso e abuso de álcool.
Em 1965, em Lewiston, Sonny Liston ainda tentou recuperar o título contra Ali (Cassius Clay mudara de nome ao converter-se ao islamismo), mas sem sucesso.
Continuou apesar de tudo a combater até 1970, vencendo a maioria dos combates por KO e perdendo uma única vez. Ao longo da sua carreira lutou 54 vezes, vencendo cinquenta combates e sendo batido apenas quatro.
Enquanto combateu, morou na Filadélfia e em Denver, mudando-se depois para Las Vegas. Foi encontrado morto em casa. As causas da morte ficaram obscuras para sempre: overdose ou assassinato?

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...