quinta-feira, 14 de maio de 2009

EFEMÉRIDEGeorge Walton Lucas Jr., realizador, produtor e guionista do cinema norte-americano, famoso pelos filmes Star Wars e Indiana Jones, nasceu em Modesto, na Califórnia, no dia 14 de Maio de 1944.
Apaixonado por automóveis, o seu sonho era vir a ser piloto de corridas, mas um terrível acidente em 1962 pôs fim a esse desejo e mudou o rumo da sua vida. Durante os anos 60, estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, onde conheceu Francis Ford Coppola. Nessa época fez uma série de pequenos filmes, entre os quais “THX-1138”, que se viria a tornar mais tarde na sua primeira longa-metragem.
Após se licenciar, conseguiu um estágio de seis meses na Warner Bros. Fundou depois o estúdio American Zoetrope, em parceria com Coppola, que tinha por finalidade ajudar os realizadores a criar filmes de forma livre, fora do circuito opressivo de Hollywood. A Zoetrope não teve muito sucesso, mas com o dinheiro realizado com o filme American Graffiti, Lucas conseguiu montar a sua própria companhia, a Lucasfilm, que se tornou uma das mais conceituadas produtoras, igualmente bem implantada nas áreas do som e de efeitos especiais. Uma sua subsidiária, a “LucasArts”, foi também muito bem sucedida na indústria dos jogos de computador.
Recebeu duas nomeações para o Oscar de Melhor Realizador e outras duas para o Melhor Argumento Original. Foi nomeado ainda duas vezes para o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Realizador. Ganhou o Leopardo de Bronze, no Festival de Locarno, com "American Graffiti" (1973).
Em 1973 apresentou o seu projecto para “Star Wars”, acabando por atrair o interesse da Twentieth Century Fox que pôs à sua disposição dez milhões de dólares. Foi um dos maiores sucessos da história do cinema, com vários episódios que se estenderam até 2005.
Nos anos 1980 produziu outros grandes êxitos como a trilogia Indiana Jones, realizada pelo seu amigo Steven Spielberg.
Ganhou em 1992 o Prémio Irving G. Thalberg da Academia de Hollywood.
Em 2006 lançou-se em mais um episódio de "Indiana Jones" e anunciou duas séries televisivas de “Star Wars”.
Em 2007, Lucas estava entre as pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em 3,6 biliões de dólares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...