sábado, 30 de maio de 2009

EFEMÉRIDEHermann Broch, romancista, dramaturgo e ensaísta austríaco, considerado um dos maiores modernistas de todos os tempos, morreu em New Haven, no Connecticut, em 30 de Maio de 1951. Nascera em Viena de Áustria no primeiro dia de Novembro de 1886.
Tendo por origem uma família da rica burguesia judaica, estava predestinado a trabalhar na fábrica têxtil de seu pai. Estudou engenharia, especializando-se em manufactura, fiação e tecelagem, mantendo quase secreta a sua vocação para a literatura.
Foi amigo de vários intelectuais entre os quais Rainer Maria Rilke. Em 1927 vendeu a fábrica e decidiu estudar matemática, filosofia e psicologia na Universidade de Viena. Só enveredou pela carreira literária em 1931, tendo publicado o seu primeiro romance aos 45 anos: a trilogia “Os Sonâmbulos”. Ele já escrevia no entanto textos em revistas desde 1910.
Com a anexação da Áustria pelos nazis (1938), Broch foi preso mas, beneficiando de um movimento organizado por amigos - incluindo o escritor irlandês James Joyce, conseguiu ser libertado e autorizado a emigrar para os Estados Unidos. Neste país finalizou o seu mais célebre romance “A Morte de Virgílio” e começou a escrever um ensaio sobre o comportamento dos grupos sociais. Converteu-se depois ao Catolicismo.
Recebeu um prémio da Fundação Rockefeller pelos seus estudos sobre a Psicologia das Massas, foi professor honorário da Universidade de Yale em 1950 e teve uma nomeação para o Prémio Nobel de Literatura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...