quarta-feira, 13 de maio de 2009

EFEMÉRIDEStevie Wonder, de seu verdadeiro nome Stevland Judkins, autor, compositor e cantor norte-americano, activista de causas humanitárias e sociais, nasceu em Saginaw, no Michigan, em 13 de Maio de 1950.
Nascido prematuro, foi colocado numa incubadora e, devido a um elevado nível de oxigénio, ficou cego para toda a vida. Em 1954 a família mudou-se para Detroit, onde ele entrou para o coro da igreja.
Começou a gravar com onze anos (“Little Stevie Wonder”, em 1962) e rapidamente se tornou conhecido como um dos mais inovadores e influentes cantores/compositores da sua época. Dominava numerosos instrumentos, mormente o piano, a harmónica e diversos instrumentos de percussão. Com o passar do tempo, começou a compor canções que mostravam uma grande consciência social, influenciado provavelmente por Bob Dylan.
Os seus álbuns tiveram muito sucesso junto do público e da crítica e neles se podiam encontrar quase sempre temas políticos. Em 1980 recebeu o primeiro disco de platina, culminando uma campanha, que viria a dar os seus frutos, para que houvesse um feriado nos Estados Unidos consagrado a Martin Luther King.
Recebeu o “Oscar da Melhor Canção”, com "I Just Called To Say I Love You" da banda sonora do filme "A Dama de Vermelho". Wonder ganhou cerca de 20 Prémios Grammy e vendeu mais de 72 milhões de álbuns, estando frequentemente nos Tops de vendas, sobretudo nos Estados Unidos e na Inglaterra.
De 1980 em diante, Wonder continuou a lançar vários álbuns, mas a sua popularidade pareceu decrescer um pouco. Em 1985 faz parte de um colectivo de 44 artistas, baptizado “USA for Africa”, que interpretou a canção “We Are the World”. Em 1987 cantou em duo com Michael Jackson. Em 1999, recebeu o Prémio Kennedy Center Honors.
Em Agosto de 2007, em San Diego, na Califórnia, regressou às digressões em solo americano, após uma ausência superior a duas décadas. Stevie Wonder apoiou recentemente Barack Obama, durante a sua bem sucedida campanha para a presidência.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...