quarta-feira, 6 de maio de 2009

EFEMÉRIDEDiego de Saavedra Fajardo, escritor, homem de Estado e diplomata espanhol do chamado “Século de Ouro”, nasceu em Algezares, Múrcia, em 6 de Maio de 1584. Morreu em Madrid no dia 24 de Agosto de 1648. É considerado como o maior político do reinado de Filipe IV.
De ascendência nobre, Diego de Saavedra estudou Direito na Universidade de Salamanca entre 1600 e 1608. Foi depois secretário do cardeal Borgia, futuro papa Alexandre VI, e seria mais tarde nomeado embaixador de Espanha em Roma.
O seu livro mais importante “Idea de un príncipe político cristiano representada en cien empresas”, publicado em 1640, é certamente aquele que exprime melhor as preocupações do mundo hispânico da sua época.
A propósito das finanças públicas, Diego Fajardo recomendava que os orçamentos deveriam ser equilibrados pela redução das despesas, porque «o poder é louco e não tem nenhum travão para evitar cometer todas as imprudências económicas».
Numa obra póstuma (“República Literária”), publicado pela primeira vez em Alcalá no ano de 1670, ele apresenta, sob a forma de um suposto sonho, as suas reflexões sobre os autores clássicos e a literatura do seu tempo. As suas obras completas só foram publicadas em Madrid em 1853.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...