domingo, 24 de maio de 2009

EFEMÉRIDEGabriel Daniel Fahrenheit, físico alemão, nasceu em Dantzig, hoje Gdańsk, na Polónia, em 24 de Maio de 1686. Morreu na cidade de Haia em 16 de Setembro de 1736.
O interesse pelas ciências naturais causou nele o gosto pelo estudo e por experimentações nesse campo. Fahrenheit foi para Amesterdão, onde se fixou e estudou Química. Em 1724 tornou-se membro da Royal Society. Construiu aerómetros e deu forma definitiva ao termómetro de etanol e depois ao de mercúrio; para o último, concebeu a graduação que conservou o seu nome. A escala Fahrenheit ainda hoje é utilizada nos países anglo-saxónicos, sobretudo na América do Norte e na Jamaica. Quando Fahrenheit construiu o seu primeiro termómetro, usou etanol. Depois passou a utilizar mercúrio, obtendo melhores resultados. Após examinar todos os termómetros, barómetros, higrómetros e aerómetros a que teve acesso, decidiu aperfeiçoar as técnicas de fabrico destes instrumentos, com o objectivo de obter leituras mais precisas. As suas pesquisas sobre as possíveis causas dos resultados divergentes apresentados pelos diversos aparelhos conduziram-no a descobertas importantes. Fahrenheit criou uma nova escala termométrica, cujo ponto mínimo (0º F) foi determinado utilizando uma mistura de neve e de sal amoníaco. O ponto máximo é o da ebulição da água, 212º F. Fahrenheit prosseguiu as suas pesquisas na Holanda até ao ano em que morreu. Foi autor de muitas descobertas, não se tornando conhecido em todo o mundo por elas, mas sim pela escala termométrica baptizada com o seu nome.
Construía termómetros muito precisos que foram largamente utilizados na Europa, antes da implementação do Sistema Internacional de Unidades que levou à adopção de medições em graus Célsius.
Curiosamente, nos seus primeiros termómetros, as temperaturas iam de 0º F, a temperatura mais baixa que ele podia medir em laboratório com a ajuda de uma mistura de água, sal e gelo, e 100º F que era a temperatura de um cavalo são.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...