domingo, 17 de maio de 2009

EFEMÉRIDE Jacint Verdaguer i Santaló, um dos mais importantes poetas da língua catalã, nasceu em Folgueroles no dia 17 de Maio de 1845. Faleceu em Vallvidrera, em 10 de Junho de 1902. Exercia igualmente o sacerdócio.
Escreveu, entre outras obras, “A Atlântida” (1876), poema em dez cantos, “Idílios e Cantos Místicos” (1879), “Ode a Barcelona” (1883) e “Montserrat” (1889).
Aos onze anos ingressou no Seminário de Vic. Em 1865 participou nos Jogos Florais de Barcelona onde ganhou quatro prémios, tendo ganho outros dois no ano seguinte.
Foi ordenado sacerdote em 1870. Aos 32 anos, e depois de uma viagem a Cuba, o júri dos Jogos Florais concedeu-lhe um prémio especial pelo poema “A Atlântida”. Foi a consagração de Verdaguer como poeta. O bispo Torras y Bages qualificou-o mesmo como “Príncipe dos poetas catalães”.
Em 1880 voltou a ganhar três prémios nos Jogos Florais, tendo sido proclamado Mestre.
Aos 39 anos viajou até França, Suíça, Alemanha e Rússia. Dois anos depois, o bispo Morgades coroou-o no Mosteiro de Santa Maria de Ripoli, como “Poeta da Catalunha”.
Fez uma viagem à Terra Santa. Em 17 de Maio de 1902, dia do seu 57º aniversário, por razões de saúde, mudou-se de Barcelona para Villa Joana de Vallvidrera, onde esperava convalescer. Faleceu porém no mês seguinte. No local seria depois criado um museu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...