segunda-feira, 14 de junho de 2010

EFEMÉRIDEDavid Fonseca, cantor, produtor musical e compositor português, nasceu em Leiria no dia 14 de Junho de 1973. Canta habitualmente em inglês e é um dos cantores portugueses mais populares nestes últimos anos.
Filho de uma professora e de um bancário, viveu em Marrazes até aos dezoito anos. Bacharelou-se em Cinema, variante de Imagem, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1994), chegando a frequentar a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Iniciou a sua vida profissional como fotógrafo de moda, colaborando em diversos catálogos. Participou igualmente em exposições colectivas e individuais.
A sua carreira musical começou com os “Silence 4”, em conjunto com alguns amigos da sua terra natal. O álbum de estreia saiu em 1998: “Silence Becomes It”. Para grande surpresa de todos, o disco foi um enorme sucesso à escala nacional, vendendo quase 250 000 cópias (seis discos de platina). Dois anos depois, em 2000, foi lançado o segundo álbum, “Only Pain Is Real”, do qual foram vendidas aproximadamente 100 000 cópias. Em 2002, a banda terminou.
Em 2003 David Fonseca lançou o seu primeiro álbum a solo, “Sing Me Something New” (disco de ouro). O primeiro single deste disco foi “Someone That Cannot Love”, que foi tocado em simultâneo em 150 estações de rádio portuguesas, à meia-noite do dia 10 de Março desse mesmo ano.
Em 2004 colaborou no projecto Humanos, juntamente com Manuela Azevedo dos Clã e Camané, cantando temas inéditos de António Variações.
Dois anos após o primeiro álbum, em 2005, foi publicado “Our Hearts Will Beat As One”. Na primeira semana de vendas ganhou de imediato o estatuto de disco de ouro e foi considerado o melhor álbum Pop de 2005 (Portugal). Em Outubro de 2007, “Dreams In Colour” foi igualmente um sucesso.
Em Janeiro de 2008 David Fonseca foi eleito “artista do mês” na MTV. Em Abril encheu o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com um concerto repleto de animação, luz e cor.
Em Setembro de 2009 David Fonseca foi nomeado para o “Best Portuguese Act” nos Europe Music Awards. Em Novembro, lançou o seu álbum de originais “Between Waves”, em que tocou na íntegra todos os instrumentos. Está também na origem da elaboração de muitas das capas dos seus discos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...