sexta-feira, 25 de junho de 2010

EFEMÉRIDEManuel Galrinho Bento, considerado por muitos o melhor guarda-redes português de todos os tempos, nasceu na Golegã em 25 de Junho de 1948. Faleceu no Barreiro, em 1 de Março de 2007.
Iniciou a sua carreira futebolística no Clube Atlético Riachense, de onde foi transferido para o F. C. Barreirense, passando a representar o Benfica em 1972. Inicialmente foi o substituto de José Henrique. Entre 1973 e 1976, Bento e Henrique alternaram na baliza, passando Bento a indiscutível titular em 1976, quando tinha 28 anos. Nesse mesmo ano passou a defender as cores nacionais, aí se mantendo até 1986, totalizando 63 internacionalizações.
Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue-frio e temeridade. Num treino, em 1986, fracturou uma perna estando sem jogar quase toda a temporada seguinte. A partir de então, passou a ser suplente do Benfica até ao final da sua carreira em 1991/92. Bento jogou 611 jogos pelo Benfica.
Depois de terminar a carreira de jogador, foi treinador de guarda-redes do S. L. Benfica. Tentou ainda a carreira de treinador principal no Leça, na União de Coimbra e no Amora, regressando ao Benfica para trabalhar na formação das camadas jovens do clube. Numa entrevista a um jornal local do Barreiro, onde vivia, Bento confessou um dos seus segredos… Dentro das balizas que defendia, colocava um par de luvas sobressalentes, onde guardava o seu amuleto: um pedaço do corno esquerdo de uma vaca.
Morreu no dia seguinte à comemoração, no Casino Estoril, do 103º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, no qual esteve presente. Tinha 58 anos e foi vítima de um enfarte fulminante.
Foi dez vezes Campeão de Portugal, tendo vencido seis Taças de Portugal e duas Super Taças Cândido de Oliveira. Foi “Futebolista do Ano” em 1977 e o jornal “Record” considerou-o um dos “Cem Melhores Futebolistas Portugueses” de sempre.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...