sábado, 19 de junho de 2010

EFEMÉRIDEJoaquim de Magalhães Fernandes Barreiros, mais conhecido por Quim Barreiros, cantor e tocador de acordeão português, popularizado pelas suas letras de duplo sentido, nasceu em Vila Praia de Âncora no dia 19 de Junho de 1947.
Aos 9 anos já tocava bateria no grupo do pai (Conjunto Alegria). O seu primeiro disco foi lançado em 1971, juntamente com o famoso guitarrista Jorge Fontes, quando apenas tocava acordeão e folclore minhoto.
Para além de canções de grande sucesso popular, Quim Barreiros tem igualmente na sua discografia diversos álbuns compostos essencialmente por faixas instrumentais de acordeão.
Na segunda metade da década de 1970 actuou em várias Casas de Fado, como o “O Solar da Hermínia”, “Timpanas”, “Adega Machado”, “A Taverna” e “Lisboa à Noite”.
Em Maio de 2007 lançou o álbum “Use Álcool”, o qual tem uma faixa em que canta para o neto, abrindo ao público o seu lado mais afectivo e sentimental, raramente observado visto que a maioria das suas músicas são de estilo brejeiro.
Já actuou em quase todos os países onde existem comunidades de portugueses (Canadá, E.U.A, Venezuela, Brasil, Bermudas, Namíbia, Austrália, África do Sul, França, Suíça, Bélgica, Andorra, Alemanha, Espanha, Inglaterra, etc.).
Costuma ser contratado, anualmente, para festas académicas, tendo actuado para os estudantes das Universidades de Coimbra, Porto, Évora, Lisboa, Braga, Aveiro, Vila Real e Faro. Gravou até agora cerca de uma centena de discos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...