sexta-feira, 18 de junho de 2010

EFEMÉRIDE - Procópio Ferreira, nome artístico de João Álvaro de Jesus Quental Ferreira, actor, director de teatro e dramaturgo brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 18 de Junho de 1979. Nascera na mesma cidade em 8 de Julho de 1898. É considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro.
Procópio cedo descobriu o modo de envolver as plateias, trazendo aos seus espectáculos um público numeroso, que ombrearia com os maiores sucessos de hoje. Em 62 anos de carreira, interpretou mais de 500 personagens em 427 peças.
Era filho de um casal português natural da ilha da Madeira. Ingressou na Escola Dramática do Rio de Janeiro em 22 de Março de 1917. Representou peças de todos os géneros, desde o teatro de revista até a tragédias gregas. Em toda a história do teatro brasileiro, foi o actor que maior número de peças nacionais interpretou e que maior número de autores lançou.
Procópio Ferreira actuava no “circo-teatro”, género que - se não foi criado no Brasil - teve grande desenvolvimento neste país. Tratava-se de um circo que, além de números de acrobacias, malabarismo e palhaços, apresentava a adaptação de peças de teatro. Do “circo-teatro” passou para as comédias.
Procópio Ferreira costumava dizer que «o sucesso chegara quando ele parou de pensar com a sua própria cabeça e passou a pensar com a cabeça do público».
A sua primeira peça foi “Amigo, Mulher e Marido”, em 1917, no Teatro Carlos Gomes. O maior sucesso no teatro foi o “Deus lhe Pague”, de Joracy Camargo, apresentado em todo o Brasil e também no estrangeiro.
Homem de intensas paixões, foi casado várias vezes e teve seis filhos. Do seu primeiro casamento, com a artista argentina Aida Izquierdo, nasceu uma das mais importantes actrizes e directoras brasileiras - Bibi Ferreira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...