domingo, 20 de junho de 2010

EFEMÉRIDEMatilde Rosa Lopes de Araújo, escritora e pedagoga portuguesa, especializada em literatura infantil, nasceu em Lisboa no dia 20 de Junho de 1921.
Licenciou-se em Filologia Românica (1945), na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Frequentou igualmente o Curso Superior do Conservatório de Música. Foi professora do Ensino Técnico-Profissional e formadora de professores na Escola do Magistério Primário de Lisboa.
Tendo iniciado a sua vida literária ainda nos tempos da universidade, colaborou abundantemente em várias publicações periódicas ao longo das décadas seguintes. Por outro lado, o conjunto dos seus livros (de poesia e narrativa) constitui um dos mais significativos trabalhos de sempre da literatura portuguesa para e sobre a infância e a juventude.
Em 1980, recebeu o “Grande Prémio de Literatura para Crianças” da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1991 ganhou, no Brasil, um “Prémio para o Melhor Livro Estrangeiro”, atribuído a “O Palhaço Verde” pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 1996, recebeu o “Prémio para o Melhor Livro Infantil”, também da Gulbenkian.
Matilde Rosa Araújo foi condecorada com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em Maio de 2004, foi distinguida com o “Prémio Carreira” da Sociedade Portuguesa de Autores.
No decorrer da sua vida, tem-se dedicado também aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
Publicou igualmente textos de ficção para adultos e outras obras que demonstram bem as suas qualidades de pedagoga. São de sua autoria alguns livros sobre a importância da infância na criação literária para adultos e sobre a importância da literatura infanto-juvenil na formação das crianças.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...