terça-feira, 22 de junho de 2010

EFEMÉRIDEEdward Rudolph Bradley, Jr., conhecido por Ed Bradley, jornalista americano que fez carreira ao serviço da CBS e ficou célebre pelas suas reportagens, nasceu em Filadélfia no dia 22 de Junho de 1941. Faleceu em Nova Iorque, em 9 de Novembro de 2006.
Foi o primeiro correspondente negro na Casa Branca (1976-1978), tendo recebido 19 prémios Emmy, entre outros galardões.
Ed Bradley foi durante 25 anos um dos jornalistas do “60 minutes” da CBS “News” e um dos mais conhecidos jornalistas da televisão. Era apreciador de jazz, tendo adoptado Nova Orleães como seu local de eleição.
Foi o único jornalista de televisão a entrevistar Timothy McVeigh, condenado à morte e executado pelo atentado à bomba contra o edifício federal de Oklahoma City que fez 168 mortos e centenas de feridos em 1995.
Entre os seus trabalhos mais distinguidos estão os que realizou sobre abusos sexuais no seio da Igreja Católica nos EUA, sobre doentes com cancro cerebral, sobre o tiroteio ocorrido num liceu em Columbine (Colorado) em Abril de 2001 e sobre as consequências do furacão Katrina em Nova Orleães (2005).
Considerado um dos mais brilhantes jornalistas afro-americanos da televisão, entrara na CBS em 1971 na qualidade de colaborador da delegação de Paris. No ano seguinte foi enviado para Saigão e ali permaneceu até 1974, ano em que regressou a Washington depois de ter sido ferido no Camboja.
Teve também o seu próprio programa televisivo - “CBS Sunday Night with Ed Bradley”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...