segunda-feira, 18 de abril de 2011

EFEMÉRIDEAdelino Manuel Lopes Amaro da Costa, político português, nasceu em Algés no dia 18 de Abril de 1943. Morreu em Camarate, em 4 de Dezembro de 1980.

Licenciado em Engenharia Civil em 1966, foi assistente do Instituto Superior Técnico e director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação Nacional. Durante o período académico, dirigiu o jornal “O Tempo”. Cumpriu o serviço militar na Marinha.

Após a Revolução dos Cravos, influenciado pela Democracia Cristã, foi um dos fundadores do então “Centro Democrático Social”, hoje “CDS - Partido Popular”. Foi um dirigente destacado, ao lado de Freitas do Amaral e de Lucas Pires. Exerceu os cargos de primeiro secretário-geral do CDS em 1974, deputado à Assembleia Constituinte entre 1975 e 1976 e deputado à Assembleia da República até 1980, tendo presidido ao Grupo Parlamentar do CDS. Colaborou nos jornais “Expresso” e “O Século”. Após a vitória da “Aliança Democrática” nas eleições Legislativas de 1980, foi-lhe atribuída a pasta da Defesa Nacional do VI Governo Constitucional, sendo assim o primeiro civil a assumir o cargo de ministro da Defesa, depois do 25 de Abril.

Na noite de 4 de Dezembro de 1980, o avião onde viajava em direcção ao Porto, na companhia da esposa, do primeiro-ministro Sá Carneiro e da companheira deste, Snu Abecassis, despenhou-se em Camarate, morrendo todos os seus ocupantes. Sá Carneiro e Amaro da Costa iam participar num comício de apoio a Soares Carneiro, o candidato da AD nas Presidenciais de 1980. Ainda hoje, passados mais de 30 anos, não se concluiu se foi um acidente ou um atentado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...